Dinâmicas propostas por professora do IFG Câmpus Valparaíso facilitam o aprendizado de obras cobradas no PAS/UnB
Veja mais fotos desta e outras ações nas nossas redes sociais! facebook.com/ifgvalparaiso e instagram.com/ifgcampusvalparaiso
Além da sala de aula! A professora de Português do Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Valparaíso Márcia Ney trouxe formas dinâmicas e lúdicas para o aprendizado dos textos e obras literárias que serão cobrados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). Entre as atividades desenvolvidas, debates, ações lúdicas como o conhecido jogo de perguntas e respostas com a brincadeira “torta na cara” e, por último, uma roda de conversa, realizada nessa quinta-feira, 04, por alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Mecânica.
Sobre a importância das atividades para além da sala de aula, Márcia destaca: “Acrescentar duas coisas, primeiro: autonomia, pois aquele que está ensinando (em referência a roda de conversa organizada) aprende muito mais. Em segundo lugar, eles percebem a importância de ler o texto, porque muitos acreditam que um resumo pode substituir”.
As obras trabalhadas nessa quinta-feira,04, por meio da roda de conversa: "Combate à terra seca", de Yuri Vasconcelos, publicado na Revista FAPESP, edição 248, de outubro de 2016. E o texto "Este mundo da injustiça globalizada", de José Saramago.
Legal, não é? Se você for realizar o PAS/UnB este ano, não deixe de acessar a Matriz de Referência elaborada pelo grupo de Sistematização e Redação Final, com orientações para a seleção seriada da UnB. Apenas para a parte de Português, a professora Márcia cita que cerca de 10 textos e obras literárias estão listados para cair na prova, ao todo, a quantidade de textos indicados para a leitura chegam a 40, considerando toda a parte do exame da área de Linguagens.
Mas a professora alerta, outros títulos podem cair na prova além dos recomendados na matriz de conteúdos.
Acesse abaixo o link do PAS/UnB com a Matriz de Referência:
https://www.cebraspe.org.br/pas/subprogramas
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais