Alunos do Câmpus Valparaíso desenvolvem o aprendizado da língua inglesa por meio de interação on-line com estudantes da Universidade de Georgetown
Serão oito sessões interativas, uma hora cada. Vinte estudantes participam da iniciativa
A cerca de um mês, estudantes do Câmpus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás (IFG) começaram uma série de diálogos com alunos da Universidade de Georgetown (UG), em Washington, Estados Unidos, por meio da plataforma on-line zoom meeting. O objetivo é aprender por meio da interação entre os participantes (uma hora por semana, trinta minutos dedicados ao português e outros 30 minutos eles conversam em inglês, a atividade é realizada em dupla). O projeto de extensão está dentro dos estudos desenvolvido pela professora do IFG Nivia Maria, em seu doutorado Sanduíche em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).
A tese de doutorado que está sendo trabalhada pela professora: “Estratégias Sociocognitivas em Contexto de Tandem: Mal Entendidos no Português como Língua Adicional”, resultou em um projeto de extensão no Câmpus Valparaíso: “Estratégias Sociocognitivas e a Interação Social em Português e Inglês como Línguas Adicionais: Mal Entendidos em Contexto de Tandem”. Participam desta ação de extensão dez alunos do Câmpus Valparaíso e dez da Universidade de Georgetown.

Os alunos da Universidade de Georgetown, desenvolve o português, enquanto os do Câmpus Valparaíso, o inglês
Ao todo, serão realizadas oito sessões de interações. Sobre o contexto de Tandem, a professora explica que é referente ao ensino e ao aprendizado de uma língua alvo, sendo que se aprende esta língua por meio da reciprocidade e da autonomia. Os diálogos irão ajudar os estudantes a aprender e a aperfeiçoar a língua em estudo; assim, os alunos da Universidade de Georgetown, desenvolve o português, enquanto os do Câmpus Valparaíso, o inglês.
Sobre a atividade, Nivia conta: “Une o ensino formal ao ensino por imersão. Eles vivenciam a língua e a cultura para além da sala de aula formal”. Antes das interações em dupla realizadas por meio da plataforma zoom meeting, Nivia realizou aulas on-line (e continua realizando, uma vez por semana) em inglês para os alunos do Câmpus Valparaíso (eles também possuem aulas presenciais desta matéria dentro da grade horária disponibilizada pela instituição), a fim de prepará-los para a conversação. Já os estudantes da Universidade de Georgetown têm aulas de português presenciais em forma de disciplina da UG.
A professora de português/inglês do Câmpus Valparaíso Nivia se encontra, atualmente, nos Estados Unidos, como pesquisadora visitante pelo Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Georgetown, desenvolvendo sua pesquisa de doutorado. Por isto, as aulas de inglês dentro do projeto para os alunos do Câmpus estão sendo realizadas à distância. Os professores de português/inglês do Câmpus Valparaíso Bernadette Marie e Juan Filipe ajudaram realizando aulões presenciais.
Sobre o objetivo da tese de doutorado, a professora Nivia explica que está analisando as conversas entre os alunos, que são gravadas para posterior observação, e que a intenção é ver como estes estudantes se saem em situações de mal entendido, o que eles fazem para continuar uma conversa na língua em que estão estudando, quando não entendem, por exemplo, uma frase dita pelo parceiro de diálogo: “Eu vou ver as estratégias mais utilizadas por eles no sentido de compreender”.
Esta ação de extensão no Câmpus Valparaíso, que foi colocada em prática pela primeira vez este ano, irá ser implementada todo semestre em parceria com a Universidade de Georgetown a fim de complementar as aulas de inglês.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais