Conif retoma votação para escolha da mascote oficial do JIF
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) informa que a votação para a escolha da mascote oficial dos Jogos das Instituições Federais (JIF) será retomada nesta segunda-feira, 17 de agosto, às 16h.
A escolha foi adiada após o recebimento de manifestações sobre possíveis irregularidades na votação anterior, encaminhadas pelos canais institucionais do Conselho. Diante dos registros, a Comissão responsável pela seleção dos finalistas suspendeu a divulgação do resultado e solicitou uma análise técnica dos dados armazenados pela plataforma.
Os três finalistas foram comunicados e tiveram prazo para apresentar esclarecimentos e documentos. As manifestações recebidas foram incorporadas ao processo e confrontadas com os registros técnicos da votação.
O parecer identificou um volume expressivo de requisições com padrões incompatíveis com uma dinâmica ordinária de votação humana, associado às propostas Jeff e Jifão. A análise considerou, entre outros aspectos, a quantidade de requisições, a concentração de acessos nos mesmos endereços IP e os intervalos reduzidos entre os registros.
Embora os dados permitam identificar as opções de voto beneficiadas, eles não são suficientes para determinar a autoria das ações. Dessa forma, a decisão administrativa não atribui responsabilidade pessoal aos proponentes.
Após analisar o parecer técnico e as manifestações apresentadas, a Comissão decidiu anular a votação anterior, desclassificar as propostas Jeff e Jifão e realizar uma nova votação com a proposta Rabito e as propostas originalmente classificadas em 4º e 5º lugares.
A nova votação ficará aberta das 16h desta segunda-feira, 17 de agosto, até as 16h de sexta-feira, 21 de agosto. O resultado final será divulgado às 18h de sexta-feira.
O Conif reafirma seu compromisso com a transparência, a igualdade de condições entre as propostas e a integridade do processo de escolha da mascote oficial dos JIF.
Brasília, 17 de agosto de 2026
Comissão de seleção do Concurso da Mascote dos JIF
Notícias (Aluno)
Autorizado o funcionamento do Câmpus Cavalcante do IFG
07/07/2026 15h38
IFG abre seleção para Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com 24 vagas
24/04/2026 17h10
IFG recebe a autorização de funcionamento do Câmpus Quirinópolis
26/03/2026 13h52
Comunicados (Aluno)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14


Redes Sociais