Conselhos

A existência dos Conselhos de Atividades Profissionais está intrinsecamente ligada à proteção da coletividade contra a prestação de serviço ilegal da profissão. Por meio de lei, foi delegada a competência para os conselhos profissionais fiscalizarem o exercício profissional.
Portanto, além de importante, se faz necessário o cadastramento de todos profissionais, bem como dos cursos regulares e técnicos das instituições de ensino ao seu respectivo conselho. Nessa perspectiva, o IFG mantém cursos cadastrados aos seguintes conselhos:
![]()
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA): conselho de fiscalização profissional, de âmbito regional, responsável pela fiscalização das atividades profissionais relacionadas à Engenharia, Agronomia, Construção Civil, Meio Ambiente, Geografia, Geologia, Meteorologia.
Conselho Regional de Química (CRQ): conselho de fiscalização profissional, de âmbito regional, responsável pela fiscalização das atividades profissionais relacionadas às classes que abrange: engenheiros, bacharéis, licenciados, químicos industriais ou tecnólogos equivalentes, técnicos químicos e correlatos.
Conselho Regional de Enfermagem (COREN): conselho, de âmbito regional, que normatiza e fiscaliza o exercício profissional de enfermeiras(os), técnicas(os) e auxiliares de enfermagem. Sua função é zelar e resguardar pela qualidade no atendimento em enfermagem em todas as instâncias da saúde, pelo respeito ao Código de Ética e a Legislação que normatiza e disciplina o exercício profissional.
Notícias (Aluno)
Autorizado o funcionamento do Câmpus Cavalcante do IFG
07/07/2026 15h38
IFG abre seleção para Mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com 24 vagas
24/04/2026 17h10
IFG recebe a autorização de funcionamento do Câmpus Quirinópolis
26/03/2026 13h52
Comunicados (Aluno)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14


Redes Sociais