Técnico Integrado em Análises Clínicas
Coordenador do curso: Prof. Laudson Ferreira da Silva
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (62) 3237-1857
Habilitação do curso: Técnico em Análises Clínicas
Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Objetivos do curso: A oferta do Curso Técnico Integrado em Análises Clínicas tem como objetivo geral formar cidadãos críticos e reflexivos, que poderão atuar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios biomédicos, laboratórios de diagnóstico médico e demais estabelecimentos relacionados, com foco na promoção da saúde e humanização no atendimento.
Áreas de atuação profissional: O Técnico em Análises Clínicas é um profissional habilitado, que sob orientação e supervisão do responsável pelo laboratório, dedica-se à realização de atividades de Análises Clínicas em laboratórios de análises clínicas públicos, privados, hospitalares e não hospitalares, relativas às análises microbiológicas, parasitológicas, imunológicas, hematológicas, bioquímicas, de biologia molecular e urinálise, desde a orientação prévia do paciente/cliente, a coleta e processamento de amostras biológicas, até a execução de exames laboratoriais, operando equipamentos da área e zelando pela manutenção e bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído pelo Ministério da Educação em 2012, este profissional colabora também, “compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas.” Além disso, de acordo com a normativa 01/2012 do Conselho Federal de Biomedicina, os técnicos em análises clínicas poderão atuar nas seguintes áreas: acupuntura, estética, citologia e anatomia patológica, sob supervisão de um profissional Biomédico e/ou Farmacêutico Bioquímico.
Carga Horária em Disciplinas (Relógio): 3.510 horas
Carga Horária de Atividades Complementares: 120 horas
Carga Horária Total do Curso (Relógio): 3.630 horas
Carga Horária do Estágio Curricular Supervisionado: 216 horas
Duração do curso: 3 anos (mínimo) a 6 anos (máximo)
Estágio Curricular Supervisionado: É o ato educativo supervisionado, obrigatório, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de discentes. Será ofertado no 3º ano do curso, levando-se em consideração a conclusão de disciplinas do núcleo básico e específico que são pré-requisitos para a atuação formativa e segura dos discentes nos ambientes de estágio.
Horário de funcionamento do curso: As aulas serão oferecidas em período integral, de segunda a sexta-feira, com 6 (seis) aulas no período matutino e 4 (quatro) aulas no período vespertino, com duração de 45 (quarenta e cinco minutos) cada e intervalos de 15 (quinze) minutos.
Período matutino com início às 7h30 e término às 12h30; período vespertino com início às 14h00 e término às 17h15.
Os sábados, em sua maioria, são considerados dias letivos.
Periodicidade: O curso Técnico Integrado em Análises Clínicas será ofertado anualmente, em tempo integral.
Diplomas: Segundo a Resolução N° 22, de 26 de dezembro de 2011, que aprova o regulamento acadêmico dos cursos da educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, cita no Art. 53: A diplomação na educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio se efetivará somente após a integralização de todos os componentes constantes da matriz curricular do curso e do projeto pedagógico do curso, incluindo o estágio curricular obrigatório e as horas de atividades complementares. Parágrafo Único. Não haverá certificação de conclusão do ensino médio dissociada da conclusão do curso técnico.
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais