Estudantes do 9º ano podem fazer curso de preparação para estudar no IFG
Curso PartiuIF é para estudantes da rede pública e será ofertado nos 14 câmpus da Instituição. Inscrições vão até o próximo dia 25
O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta quarta-feira, 12, as inscrições para a seleção de estudantes para o curso PartiuIF, de preparação para o ingresso e permanência nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pela Instituição. São 40 vagas para cada um dos câmpus do IFG e outras 80 vagas para os câmpus Aparecida de Goiânia e Valparaíso ofertarem turmas em comunidades quilombolas.
Podem participar da seleção os estudantes matriculados no 9º ano em escola pública e que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública. Os interessados devem se inscrever por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível em https://forms.gle/U2DSznEKsJGgy2vh6, e da anexação dos documentos exigidos em um único arquivo em formato PDF.
A seleção dos candidatos será feita pela análise dos documentos. A classificação (não eliminatória) será feita pela análise da renda familiar, pela autodeclaração de pertencimento aos grupos dos pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e pela condição de estudante com deficiência.
A ordem de classificação será candidatos com a menor renda familiar por pessoa, apresentada no CadÚnico; candidatos dos grupos dos pretos, pardos, indígenas ou quilombolas; e candidatos com deficiência. Após classificação dos candidatos dos três grupos prioritários, serão classificados os demais estudantes.
Ajuda de custo
Os estudantes selecionados vão receber uma ajuda de custo mensal no valor de R$200, condicionada à frequência mínima de 75% nas atividades do curso. As aulas do curso serão realizadas entre os meses de abril a novembro, em dias e horários estabelecidos por cada câmpus do IFG.
A carga horária do curso será de 320 horas, distribuídas entre quatro componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Práticas Suplementares.
O curso faz parte do Programa PartiuIF: Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No IFG, o curso é uma ação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação do Programa PartiuIF.
Confira o edital nº 7/2025 (disponível no Portal IFG, menu lateral “Extensão”, submenu “Editais”, seção “Extensão”, subseção “Projetos e Programas”, link “PartiuIF”.
Faça sua inscrição.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Aluno)
Publicados editais para interessados em cadastrar projetos de pesquisa e inovação em fluxo contínuo
16/03/2026 15h36
Entrevista concedida pela Reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon, no dia 6 de março, ao Jornal Opção sobre pesquisas na área da saúde
12/03/2026 10h37
Parcerias e projetos estratégicos para o SUS são pauta de reunião entre o IFG e o Ministério da Saúde
12/03/2026 10h25
Comunicados (Aluno)
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56


Redes Sociais