“Eu tenho sido premiado já ao apagar das luzes da vida pública”
Essa foi uma das falas do ex-prefeito Iris Rezende Machado, em dezembro de 2020, quando foi homenageado pelo IFG
“Eu tenho sido premiado já ao apagar das luzes da vida pública, com homenagens e fatos que realmente me trazem emoções permanentes. Eu ando me emocionando até dormindo. Eu acordo, resultado de sonhos que já se passaram na minha vida real. E eu devo dizer que me encontro emocionado”. Com essas palavras, o ex-prefeito Iris Rezende Machado, abriu o seu discurso para agradecer a homenagem que recebeu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em 7 de dezembro do ano passado, durante a solenidade de entrega do restauro do Pórtico do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia, edificação construída em 1942 e símbolo do Batismo Cultural de Goiânia.
Iris Rezende Machado foi aluno da antiga Escola Técnica de Goiânia (ETG), instituição que se transformou ao longo dos anos, por efeito de lei, e que hoje é o Instituto Federal de Goiás. Iris estudou no mesmo local onde hoje é o Câmpus Goiânia e de lá guardava muitas boas recordações, como ele mesmo sempre fez questão de ressaltar. Ele ingressou na instituição em 1950 e, de acordo com pesquisas realizadas pelo Câmpus Goiânia em documentos de registros escolares, foi o professor Hélio Naves quem assinou a solicitação, o pedido de inscrição ao exame vestibular, para Iris Rezende que ainda era menor de idade à época da seleção de ingresso na Escola Técnica de Goiânia.
Os documentos encontrados foram reunidos em um dossiê acadêmico que foi entregue a Iris Rezende na homenagem, em 2020, momento em que ele também recebeu, no Teatro do IFG, uma placa e relembrou como era estudar na Escola Técnica de Goiânia: “Além do curso básico equiparado ao Ginásio, aqui se aprendia uma profissão. Eram oito oficinas das mais variadas. O primeiro semestre eram 15 dias de cada uma para que depois o aluno obtivesse aquela profissão da sua preferência e eu então optei pelo curso técnico de Aparelhos Elétricos e Telecomunicações, de modo que o Código Morse eu domino bem até hoje. Mas então aqui eu terminei o curso básico”.

Na ocasião, Iris Rezende contou um pouco como se deu a vinda para Goiânia: “Eu dizia, antes de fazer a saudação às autoridades, que estou vivendo agora um momento de emoção pelo local em que se realiza aqui essa entrega de homenagens. Eu me adentrei aqui nesse auditório e passei a viver no passado porque um dia meu pai tomou a decisão de vender a fazenda e tudo o que ele tinha lá no pequeno povoado Gameleira e mudar para Goiânia para dar oportunidade aos filhos. Nós somos, éramos cinco irmãos, o mais velho faleceu e eu o segundo já com quinze anos de idade. Cheguei aqui em Goiânia com as mãos calejadas”. Sobre as mãos calejadas, o ex-prefeito contou como era o trabalho na roça junto com a família.
Emoção
"Passei a lembrar de todo esse passado e a importância dessa escola e agora venho receber essa homenagem, desse porte, uma homenagem que realmente marca e que aumenta a responsabilidade de quem recebe tudo no sentido de vida. Eu quero manifestar o meu agradecimento e dizer que nunca vou esquecer esse ato, porque ser homenageado por uma instituição que a gente tanto respeita, tanto quer e tanto ama, é algo de diferente" (Iris Rezende Machado)
Ao final do discurso, Iris Rezende Machado enfatizou a importância da Escola Técnica de Goiânia em sua vida, ao dizer emocionado: “(...) Tudo começou aqui nesta casa, nesta escola. Que os alunos desta escola naquela época eram constituídos de alunos de todas as cidades do interior de Goiás que vinham para cá para estudar e que aqui aprendiam uma profissão. Então eu convivi com pessoas que vieram na mesma situação que eu, da roça, do interior. Só que essa escola foi tudo na minha vida política. Foi aqui que tudo começou (...)
Mas, de forma que tudo para mim, começou aqui nessa casa. Quantas vezes aqui nesse auditório, quantas vezes em reuniões das mais complexas, mas sempre eu durante os quatro anos que aqui estudei eu fui recebendo lições de vida proporcionadas pela Escola Técnica Federal. De modo que eu cheguei e me emocionei aqui. Passei a lembrar de todo esse passado e a importância dessa escola e agora venho receber essa homenagem, desse porte, uma homenagem que realmente marca e que aumenta a responsabilidade de quem recebe tudo no sentido de vida".
Trajetória
Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis (GO), filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Carneiro. Deixa a esposa Iris Araújo, três filhos (Cristiano, Ana Paula e Adriana) e netos. Na vida política ocupou inúmeros cargos e chegou a Ministro (da Agricultura e da Justiça). Foi vereador e prefeito em Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador da República. Morreu em São Paulo, por complicações decorrentes de um AVC, aos 87 anos de idade e após mais de 60 anos de vida pública.
- Leia mais:
https://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/21279-porticoreinauguracao
http://ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/3950-levantamentocertificacoes-depoimentosegressos-2 - Confira os vídeos da homenagem:
https://www.instagram.com/tv/CIf4DWHjQtq/?utm_medium=copy_link
https://www.youtube.com/watch?v=UN9cOLca-nM
Diretoria de Comunicação Social da Reitoria com o apoio da coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia.
Notícias (Estude no IFG)
IFG abre inscrições para vestibular de vagas remanescentes
11/08/2026 15h17
Divulgado o resultado da seleção para cursos técnicos subsequentes
30/07/2026 14h29
IFG publica resultado final da seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
28/07/2026 19h26
Mestrado Acadêmico em Educação recebe inscrições até 7 de agosto
10/07/2026 16h08
Comunicados (Estude no IFG)
Especialização em Matemática – Vagas remanescentes – Resultado final
29/07/2026 08h47
EJA – Resultado Preliminar
24/07/2026 18h42
Vagas remanescentes - Educação em Direitos Humanos (Curso FIC)
17/10/2025 14h02
Retificação n. 2 | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
16/10/2025 16h50
Retificação | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
12/09/2025 15h34
Seleção EJA 2025/2 - Resultado Preliminar
15/08/2025 17h53
Retificação: Edital 22/2025 | MBA em Logística e Comércio Exterior
06/08/2025 18h24
Resultado Preliminar | Portador de Diploma 2025/2
21/07/2025 13h27
Resultado Preliminar - Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2025/1
08/04/2025 18h02
Resultado Preliminar - Portador de Diploma 2025/1
07/04/2025 18h36
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59


Redes Sociais