Estudante do ensino médio técnico apresenta pesquisas em simpósio da Sociedade Brasileira de Física
Cairo Henrique Vaz Cotrim e o professor Daniel Ordine representam o Câmpus Formosa do IFG no Simpósio Nacional do Ensino de Física
O aluno do terceiro ano do curso Técnico Integrado em Saneamento do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), Cairo Cotrim, participa do XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) 2025, realizado no Câmpus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), de 20 a 24 de janeiro.
A pesquisa de tema “Estudos em mecânica relacional” é desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic-EM) e conta com outros dois autores, além de Cairo: o professor do Câmpus Formosa do IFG, Daniel Ordine Vieira Lopes, e João Paulo Martins de Castro Chaib, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
O trabalho recebe recursos de dois editais do IFG: nº 15/2024 (PAECT) e 14/2024 (PIPECT), dos programas institucionais de incentivo para estudantes e para servidores do IFG participarem de eventos científicos e tecnológicos.

Para fins de apresentação no Simpósio, o trabalho recebeu o título “Inércia e espaço absoluto em três teorias mecânicas”. Hoje o aluno apresentou oralmente os resultados do estudo para mais de 30 pessoas, entre estudantes de graduação, mestrado, doutorado, professores e pesquisadores do ensino de física, na sala de aula da UFF.
Em meio a estudiosos com nível de graduação superior ao dele, Cairo sente-se honrado pelo interesse por seu trabalho. “A maioria das pessoas fica impressionada quando eu digo que sou um aluno do terceiro ano do ensino médio, e não um professor. Na sessão de perguntas da apresentação oral, os professores me elogiaram, concordaram com algumas ideias-chave e demonstraram interesse por pesquisar mais sobre as teses que eu abordei”, relatou o pesquisador.
Pôster
Na manhã desta sexta-feira, Cairo também participará com exposição de pôster sobre uma outra pesquisa independente, desenvolvida com o apoio do professor Daniel: “Modelo de corpúsculos: uma abordagem intuitiva no ensino de física”. A curiosidade sobre este tema surgiu durante a quarentena, quando ainda tinha 13 anos. “Eu estava explorando esse novo mundo da Física e, com muito tempo sozinho para pensar, acabei pensando em um modelo mais intuitivo para entender o que eu estava estudando (Mecânica)”.
Ao gostar do que encontrou navegando na web, ele escreveu sobre o assunto e guardou o material de pesquisa para quando surgisse uma oportunidade. “Essa oportunidade chegou quando comecei o PIBIC, no IFG, com o Daniel, e percebi que existem muitos artigos de Ensino de Física que abordam diferentes estratégias de ensino. Inspirado por isso, decidi escrever um artigo e finalmente formalizar aquelas ideias guardadas lá atrás”, justificou.

No pouco tempo livre que o aluno e o professor dispõem, a dupla visitou a costa praiana de Niterói, de onde puderam avistar a Ilha de Boa Viagem. Sobre sua participação em um evento próximo à Cidade Maravilhosa, o estudante diz que está sendo “bem frutífera”. “Gosto de ver a cultura alegre do Rio de Janeiro ao mesmo tempo que conheço os diferentes trabalhos de físicos do Brasil inteiro”, declarou o visitante.
Futuro
Cairo, que já tem um vasto currículo de medalhas em olimpíadas de conhecimento – são mais de 30 - adquiridas ao longo do Ensino Médio no IFG, acaba de ser aprovado em primeiro lugar entre os candidatos de escola pública para o curso Bacharelado em Física, no processo seletivo Enem USP 2025/1 da Universidade de São Paulo (USP) – São Carlos.
Na sequência, o aluno também recebeu a boa notícia de mais uma aprovação, agora na Universidade de Campinas (Unicamp), no Curso 51, que oferta vagas para Engenharia Física; Física; Física Médica; Física Biomédica; Matemática; Matemática Aplicada e Computacional. No “Cursão”, como é chamado, enquanto estuda as disciplinas do núcleo comum, o ingressante conhece vários cursos. Apesar da disponibilidade de duas grandes instituições, o pesquisador não teve dúvida na hora da escolha, seguirá a carreira de Física pela USP.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Notícias (Estude no IFG)
IFG abre inscrições para vestibular de vagas remanescentes
11/08/2026 15h17
Divulgado o resultado da seleção para cursos técnicos subsequentes
30/07/2026 14h29
IFG publica resultado final da seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
28/07/2026 19h26
Mestrado Acadêmico em Educação recebe inscrições até 7 de agosto
10/07/2026 16h08
Comunicados (Estude no IFG)
Especialização em Matemática – Vagas remanescentes – Resultado final
29/07/2026 08h47
EJA – Resultado Preliminar
24/07/2026 18h42
Vagas remanescentes - Educação em Direitos Humanos (Curso FIC)
17/10/2025 14h02
Retificação n. 2 | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
16/10/2025 16h50
Retificação | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
12/09/2025 15h34
Seleção EJA 2025/2 - Resultado Preliminar
15/08/2025 17h53
Retificação: Edital 22/2025 | MBA em Logística e Comércio Exterior
06/08/2025 18h24
Resultado Preliminar | Portador de Diploma 2025/2
21/07/2025 13h27
Resultado Preliminar - Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2025/1
08/04/2025 18h02
Resultado Preliminar - Portador de Diploma 2025/1
07/04/2025 18h36
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59


Redes Sociais