Narrativas de histórias singulares e atualidades se entrelaçam em coletânea de livros da Rede Federal
Coleção com 5 volumes será lançada no dia 9 de outubro, às 16h30, na 5ª Semana Nacional da EPT em Brasília (DF)
Nem em seus melhores sonhos, Nilo Procópio Peçanha, patrono da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o primeiro e único presidente negro do Brasil, imaginaria que as 19 Escolas de Aprendizes Artífices que criou, em 23 de setembro de 1909, resultariam na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Essa verdadeira revolução na educação possui histórias singulares e atualidades que estão na coletânea “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”, que será lançada no dia 9 de outubro, às 16h30, em Brasília (DF), durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.
Com mais de 600 campi em funcionamento e mais de 100 em implantação, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui origem em uma trajetória que completou 116 anos em 2025, mas sua temporalidade se amplia para quase dois séculos, considerando que, além dos 38 Institutos Federais e 2 Cefets, a Rede é formada pelo Colégio Pedro II, criado em 1837.
A Coletânea possui cinco volumes e apresenta os contextos regionais das instituições que compõem a Rede Federal, destacando o processo de interiorização e a capilaridade em todas as regiões brasileiras. É a materialização de uma memória compartilhada, que conecta a tradição e a inovação, consolida a identidade e amplia a visibilidade dessas instituições e de uma política pública educacional que é transformadora.
Livros
A coleção reúne 41 capítulos, correspondentes a cada uma das instituições da Rede Federal, divididos em cinco volumes – um para cada região do país, com textos sobre o passado e o presente dessas instituições, articulando sua trajetória histórica às transformações contemporâneas.

Os textos de 140 autores apresentam as trajetórias históricas de cada uma das instituições, estabelecendo um diálogo entre a memória e a inovação educacional.
Acompanham essas narrativas um painel fotográfico que reforça a memória visual de cada experiência, com imagens de todos os campi das instituições da respectiva região, oferecendo um registro sistemático e atualizado da presença territorial e institucional da Rede Federal em todo o país.
O lançamento da coletânea será de cinco volumes em versão impressa, com a distribuição de 5 mil exemplares para as bibliotecas dos institutos federais, dos Cefets e do Colégio Pedro II. A versão digital possui licença aberta com disponibilização de acesso nos repositórios das instituições da Rede. As sinopses dos livros estão na página eletrônica da Editora do Instituto Federal de Goiás.
Coedição
O processo de editoração foi conduzido pelo Instituto Federal de Goiás (Editora IFG) em coedição com sete editoras parceiras, constituindo um verdadeiro projeto em rede: Colégio Pedro II (Imperial Editora), Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes), Instituto Federal Goiano (Editora IF Goiano), Instituto Federal do Maranhão (Editora IFMA), Instituto Federal da Paraíba (Editora IFPB), Instituto Federal Sul-rio-grandense (Editora IFSul) e Instituto Federal do Pará (Editora IFPA).
A identidade gráfica da coletânea é inspirada em espécies arbóreas brasileiras, simbolizando a diversidade e a longevidade da Rede: Jequitibá – Sudeste; Ipê – Centro-Oeste; Juazeiro – Nordeste; Araucária – Sul; e Samaúma – Norte.
A coleção foi produzida com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, como parte do orçamento direcionado à organização da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), organizada em 2024 pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).
5ª SNEPT
O momento escolhido para o lançamento da coletânea de livros da Rede Federal foi a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que neste ano tem como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”. O lançamento durante a Semana amplia o alcance, fortalece o vínculo entre passado e futuro da educação tecnológica e estabelece um diálogo entre memória histórica e inovação educacional. A coleção mostra que as juventudes que hoje inovam são herdeiras de uma tradição educacional iniciada em 1909 e que até hoje transforma o país e está em todas as regiões brasileiras.
SERVIÇO
Lançamento: coletânea “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”
Data: 9 de outubro de 2025
Horário: 16h30
Local: 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), Palco SEBRAE, Arena BRB Mané Garrincha, Brasília (DF)
Informações:
Site da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT)
Site do Instituto Federal de Goiás e Editora IFG.
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria IFG
Notícias (Estude no IFG)
IFG abre inscrições para vestibular de vagas remanescentes
11/08/2026 15h17
Divulgado o resultado da seleção para cursos técnicos subsequentes
30/07/2026 14h29
IFG publica resultado final da seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
28/07/2026 19h26
Mestrado Acadêmico em Educação recebe inscrições até 7 de agosto
10/07/2026 16h08
Comunicados (Estude no IFG)
Especialização em Matemática – Vagas remanescentes – Resultado final
29/07/2026 08h47
EJA – Resultado Preliminar
24/07/2026 18h42
Vagas remanescentes - Educação em Direitos Humanos (Curso FIC)
17/10/2025 14h02
Retificação n. 2 | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
16/10/2025 16h50
Retificação | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
12/09/2025 15h34
Seleção EJA 2025/2 - Resultado Preliminar
15/08/2025 17h53
Retificação: Edital 22/2025 | MBA em Logística e Comércio Exterior
06/08/2025 18h24
Resultado Preliminar | Portador de Diploma 2025/2
21/07/2025 13h27
Resultado Preliminar - Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2025/1
08/04/2025 18h02
Resultado Preliminar - Portador de Diploma 2025/1
07/04/2025 18h36
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59


Redes Sociais