IFG participa de congresso internacional sobre educação e sustentabilidade promovido por universidade espanhola
Professores dos câmpus Formosa e Anápolis apresentam experiências de ensino, pesquisa e extensão em evento internacional sediado na Espanha
O Instituto Federal de Goiás (IFG) participa, nesta semana, do III Congreso Internacional sobre Innovación, Didáctica y Educación para la Sostenibilidad (CIIDES-2026), promovido pela Universidade de Alicante, na Espanha. O evento ocorre entre os dias 25 e 27 de março, em formato online, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes de diferentes países para debater práticas educacionais inovadoras e comprometidas com a sustentabilidade.
Nesta edição, o congresso tem como tema “Do compromisso à ação: docência, pesquisa e inovação para um futuro sustentável” e se estrutura em torno de três eixos principais: Didática, Inovação Educacional e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O encontro internacional busca promover o intercâmbio de experiências, a reflexão crítica e a construção de propostas educativas alinhadas aos desafios globais da Agenda 2030.
Representando o IFG, um grupo de docentes participa com o simpósio intitulado La educación para la ciudadanía y la capilarización de la enseñanza pública federal en el Brasil: experiencias del Instituto Federal de Goiás, coordenado pelo professor Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura, do Câmpus Formosa. A iniciativa reúne cinco comunicações que apresentam experiências desenvolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, evidenciando a relação da instituição com diferentes sujeitos e comunidades.
De acordo com o coordenador, a proposta do simpósio é compartilhar práticas consolidadas no IFG em diálogo com o cenário internacional. “É uma mesa que trabalha diferentes experiências realizadas no câmpus e apresentadas e debatidas em um congresso internacional”, destaca.
Entre as comunicações apresentadas, o professor Luís Cláudio, historiador e cientista social, aborda experiências do IFG junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ressaltando a relação entre educação, trabalho e luta social, bem como a importância do território no processo educativo. Já a professora Janaína Ferreira Fernandes discute a formação docente a partir de uma perspectiva etnográfica, destacando o papel investigativo da prática pedagógica no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
A professora Mariana Ferreira Toledo analisa a formação de professores de Ciências Sociais no Brasil, problematizando os currículos e suas relações com temas como decolonialidade, relações étnico-raciais e gênero, além de apontar a ausência de autores do Sul Global e intelectuais negros. Por sua vez, a professora Kaithy das Chagas Oliveira discute a militarização das escolas públicas brasileiras e seus impactos sobre o pensamento crítico e os processos de ensino e aprendizagem.
Completando o simpósio, o professor Geraldo Witeze Júnior, do Câmpus Anápolis, apresenta reflexões sobre a relação entre ciência e religião no ambiente escolar, com base em pesquisas realizadas com docentes e estudantes, buscando compreender como esse diálogo influencia a aproximação ou o distanciamento da prática científica por parte de grupos religiosos.
A participação do IFG no congresso internacional teve origem em articulações acadêmicas estabelecidas durante o pós-doutorado do professor Luís Cláudio na Argentina, quando recebeu o convite para integrar a programação do evento. Posteriormente, o historiador submeteu a proposta de simpósio, reunindo colegas do IFG, que foi aceita pela organização.
O programa completo do simpósio está disponível no site oficial do evento: https://ciides.csidiomas.ua.es/2026/es/presentacion .
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Notícias (Estude no IFG)
IFG abre inscrições para vestibular de vagas remanescentes
11/08/2026 15h17
Divulgado o resultado da seleção para cursos técnicos subsequentes
30/07/2026 14h29
IFG publica resultado final da seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
28/07/2026 19h26
Mestrado Acadêmico em Educação recebe inscrições até 7 de agosto
10/07/2026 16h08
Comunicados (Estude no IFG)
Especialização em Matemática – Vagas remanescentes – Resultado final
29/07/2026 08h47
EJA – Resultado Preliminar
24/07/2026 18h42
Vagas remanescentes - Educação em Direitos Humanos (Curso FIC)
17/10/2025 14h02
Retificação n. 2 | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
16/10/2025 16h50
Retificação | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
12/09/2025 15h34
Seleção EJA 2025/2 - Resultado Preliminar
15/08/2025 17h53
Retificação: Edital 22/2025 | MBA em Logística e Comércio Exterior
06/08/2025 18h24
Resultado Preliminar | Portador de Diploma 2025/2
21/07/2025 13h27
Resultado Preliminar - Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2025/1
08/04/2025 18h02
Resultado Preliminar - Portador de Diploma 2025/1
07/04/2025 18h36
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59


Redes Sociais