Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Formosa) > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Semana do Livro e da Biblioteca do IFG Aparecida é aberta com diálogo de estudantes com professor escritor
Início do conteúdo da página
Biblioteca

Semana do Livro e da Biblioteca do IFG Aparecida é aberta com diálogo de estudantes com professor escritor

Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2025, 13h19 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2025, 14h27

Lucas Maia dos Santos é professor de Geografia e, além de sua produção científica, já publicou dois livros de contos de ficção literária, sobre os quais conversou com os estudantes na abertura da Semana do Livro e da Biblioteca. A programação do evento segue até 7 de novembro

imagem sem descrição.

Diálogo do professor Lucas Maia com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio marcou a abertura da Semana do Livro e da Biblioteca no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, nesta sexta-feira, 31 de outubro. A programação segue até 7 de novembro, com jogos que vão envolver a todos com informação, diversão e livros. As bibliotecárias Thalita Franco dos Santos Dutra e Suzane Goncalves Duarte Peixoto fizeram um agradecimento aos professores que estão colaborando na organização do evento e a todos os servidores e alunos participantes.

Lucas Maia dos Santos é professor de Geografia no IFG Aparecida, mas tem uma profícua produção literária, com 15 publicações entre autoria individual e organização. No campo da ficção literária, Lucas é autor de dois livros de contos: “Violência nos Arrabaldes” e “Lembranças do Futuro”, títulos que foram o objeto de sua conversa com os estudantes. Ele comentou que a arte literária dialoga muito com a realidade ao abordar temas sociais, emocionais, relações humanas e fatos históricos ou conjunturais. “Todas as obras de arte são um produto social”, afirmou.

O professor falou aos estudantes sobre sua relação com a literatura desde a adolescência e recomendou aos estudantes que escrevam, mesmo que não tenham a intenção de publicar. Ele comentou que a escolha de palavras para definir sentimentos ou descrever situações ajuda na cognição e no vocabulário de quem escreve. Lucas Maia apontou outras conquistas preciosas alcançadas por quem escreve: sensibilidade para perceber o mundo, a vida de si e do outro e ter mais atenção em detalhes. Ele recomendou muito a leitura. “Ler ajuda você a encontrar a sua palavra”, afirmou.

Lucas respondeu a perguntas do público e disse que tem a literatura como laboratório para pensar um mundo diferente. Ele comentou que seu livro “Violência nos Arrabaldes”, por exemplo, é uma forma de não se silenciar diante da degradação do ser humano no mundo estabelecido.

 

Fotos da Semana do Livro e da Biblioteca 2025 do IFG Aparecida:

Abertura

Jogos

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página