Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Estudante de ensino médio do IFG Aparecida apresenta trabalho na Semana de Filosofia da UFG 
Início do conteúdo da página
Iniciação Científica

Estudante de ensino médio do IFG Aparecida apresenta trabalho na Semana de Filosofia da UFG 

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2025, 13h17

Alice Tito Fonseca é aluna do curso Técnico Integrado em Alimentos e apresentou comunicação oral de pesquisa desenvolvida sob orientação da professora Dra. Marisa Alves Vento, em evento que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia

Alice Tito Fonseca em sua comunicação oral na XXIX Semana de Filosofia e XXIV Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação em Filosofia da UFG
Alice Tito Fonseca em sua comunicação oral na XXIX Semana de Filosofia e XXIV Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação em Filosofia da UFG

Entre estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes da área de Filosofia, uma estudante de Ensino Médio fez apresentação de artigo científico e recebeu elogios na XXIX Semana de Filosofia e XXIV Semana de Integração Graduação/Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), que está sendo realizada de 14 a 17 de outubro em Goiânia. Trata-se de Alice Tito Fonseca, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia. Após ter sua proposta aprovada, ela fez apresentação oral de seu artigo “Entre Heráclito e Nietzsche: a ideia de Eterno Retorno”, nesta quarta-feira, 15 de outubro. O trabalho de Alice é resultado de projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) -2023/2024, realizado sob a orientação da professora Dra. Marisa Vento.

Alice Tito Fonseca conta que sua pesquisa teve início no primeiro ano do ensino médio e que, desde então, já começou a viver uma experiência que ela considera muito gratificante. “Conheci um mundo que não conhecia, um mundo inteiro para descobrir. O mundo acadêmico sussurrou em meu ouvido sonhos e possibilidades que eu não fazia a mínima ideia de que eram possíveis, como o de mergulhar em ideias de filósofos renomados como Nietzsche e Heráclito e poder apresentar para outras pessoas um pouco do que aprendi sobre esse novo mundo que tanto me encantou”, afirma. A estudante avalia que foi uma “oportunidade incrível” ter podido apresentar sua pesquisa na Semana de Filosofia da UFG e que, como estudante de ensino médio, sente que vai entrar na faculdade com uma bagagem que prepará-la para uma parte “muito importante e única” de sua vida.

 

Transpor limites

Para a orientadora da pesquisa, professora Marisa Alves Vento, ver uma aluna ou aluno se desafiando ao participar de um evento de Filosofia de nível de graduação representa uma imensa realização intelectual e pedagógica. “Não significa apenas o êxito do estudante – o que me enche de orgulho – , mas também a potência formativa do ensino de Filosofia, quando este é levado a sério, sendo capaz de despertar o pensamento, a autonomia e, sobretudo, o prazer pela pesquisa”, declarou. Para Marisa, o desafio da presença do aluno em um ambiente de maior exigência acadêmica confirma que o trabalho docente pode transpor os limites da sala de aula e contribuir para a formação de sujeitos pensantes e criativos, “que se reconhecem como participantes ativos da construção do conhecimento, capazes, portanto, de superação”.

Alice é a segunda orientanda de pesquisa da professora Marisa Vento,en nível de ensino médio, a se destacar na Semana de Filosofia da UFG. A primeira foi Eduarda, então aluna do curso Técnico em Edificações e que atualmente está cursando Doutorado em Filosofia.

 

A apresentação

Na comunicação “Entre Heráclito e Nietzsche: a ideia de Eterno Retorno”, a estudante Alice Tito Fonseca apresentou o relatório do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica que realizou sob a orientação da professora Dra. Marisa Vento. A pesquisa, originada dos questionamentos surgidos ao longo das aulas, teve como objetivo estudar o pensamento heraclitiano a partir da leitura do texto de Nietzsche: A filosofia na época trágica dos gregos. “A pergunta que me norteou foi: existe a proximidade entre a noção heraclitiana de devir e a ideia de eterno retorno em Nietzsche? Com o apoio de comentaristas e ancorada na leitura da importante intérprete Scarlet Marton, busquei compreender e evidenciar quais seriam as ideias de Heráclito que exerceram influência sobre o filósofo alemão”, informa a estudante. A professora Marisa conta que Alice apresentou muito bem o seu trabalho e que foi muito elogiada por uma das professoras coordenadora da mesa.

 

O evento

A Semana de Filosofia é uma iniciativa conjunta da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da UFG, contando com a participação de professores e alunos da casa, bem como a de professores convidados de vários programas de filosofia de relevo nacional. O evento tem o objetivo de proporcionar a divulgação e a discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas por docentes e estudantes por meio de conferências, minicursos, mesas redondas e apresentações de trabalho.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página