Trabalhos de iniciação científica são apresentados no 18º SICT
Seminário foi realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG, que se encerrou na última quinta-feira
Mais de 250 trabalhos de iniciação científica, desenvolvido nos diversos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), foram apresentados durante o 18º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), que se encerrou nesta quarta-feira, 22. As apresentações ocorreram nas modalidades de pôster e comunicação oral.
O 18º SICT teve dois dias de duração e integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG, que seguiu até dia 23 com programações diversificadas dos eventos: 2ª Feira Integrada de Ciências (2° FeCin); 2ª Feira de Economia Solidária (Fesol); Hackathon H2GO!; Congresso Internacional da Pós-graduação (CinterPós/Eipós); 2° Encontro de Núcleos Incubadores; 5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/IFG; e Conhecendo o IFG.
Educação Ambiental
A apresentação e participação no 18º SICT/IFG/2021 é obrigatória para todos os projetos aprovados nos Editais PIBICTI publicados no ano de 2024, e que as atividades tenham sido desenvolvidas até agosto de 2025. Também foram apresentados projetos vinculados ao PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af, PIBIC/PIBIC-Af e PIBITI/PIBITIAf, do ciclo 2024/2025 e que submeteram o relatório final no SUAP dentro do prazo regulamentar. Mesmo se tratando de uma atividade obrigatória, a apresentação de trabalhos no SICT gera muita expectativa nos pesquisadores.
A estudante do Câmpus Águas Lindas Natália Costa da Silva apresentou oralmente o trabalho "Espécies arbóreas do cerrado goiano em listas de extinção: explorando a educação ambiental para fins de conservação", e diz já estar ansiosa para as próximas edições do evento. "Foi muito gratificante poder compartilhar os resultados do nosso trabalho e perceber o interesse e as contribuições de outros participantes", conta.
Ela é estudante do sexto período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e foi orientada pelo professor Herick Soares de Santana, ocasião em que apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido na área de educação ambiental.
Ciências da Saúde
Já o estudante Carlos Eduardo dos Santos Prado apresentou o pôster de sua pesquisa intitulada “Boa noite, Cinderela: substâncias facilitadoras de crimes", na qual investiga quais substâncias são usadas para facilitar esses crimes. "Analisamos que fármacos sedativos (benzodiazepínicos) e o próprio álcool causam sedação e amnésia nas vítimas, qual seria o papel das farmácias no controle desses medicamentos e, principalmente, buscamos traçar o verdadeiro perfil desse golpe no Brasil", explica.
Ele está cursando o terceiro ano de Análises Clínicas e foi orientado pelo professor Fábio Teixeira Kuhn. Carlos conta ainda ter ficado entusiasmado com a participação no evento: "o SICT é um espaço onde pudemos vivenciar a divulgação científica e conhecer trabalhos desenvolvidos em diversas áreas, o que nos abre um horizonte sobre o meio científico" finaliza.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria e Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas



Redes Sociais