Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Licenciatura em Letras celebra 10 anos e revisita memórias da trajetória no IFG
Início do conteúdo da página
Celebração

Licenciatura em Letras celebra 10 anos e revisita memórias da trajetória no IFG

Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2025, 11h15 | Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2025, 19h05

A abertura da VI Semana de Letras e da XV Epígrafe foi marcada por homenagens. Evento segue até quarta-feira (15/10)

VI Semana de Letras e XV Epígrafe
VI Semana de Letras e XV Epígrafe

As comemorações pelos 10 anos do curso de Licenciatura em Letras marcaram a abertura da VI Semana de Letras e da XV Epígrafe, realizadas no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento de abertura, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 13 de outubro, reuniu servidores e estudantes em um momento de celebração e memória, resgatando a trajetória do curso desde a sua primeira turma, em 2015.

Memórias e trajetória

Professoras do curso de Licenciatura em Letras - Português: Cleide Machado, Suelene Vaz e Micheline Lage na abertura do evento.

A principal atividade da tarde foi a mesa “Memórias sobre a implantação do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa”, mediada pela professora Suelene Vaz da Silva, com participação das docentes Micheline Madureira Lage e Cleide Pires Machado.

Durante o encontro, a professora Micheline apresentou um retrospecto histórico da criação do curso, desde sua concepção em 2011, quando o projeto pedagógico começou a ser elaborado com o diferencial de incluir o ensino da língua portuguesa para não falantes desse idioma. Ela relembrou o empenho da equipe nos primeiros anos, marcada por desafios e conquistas: “Nós viemos de um contexto de escola técnica e tínhamos o desafio de criar essa licenciatura. Éramos uma equipe pequena ainda. Começamos com apenas sete professores, e hoje somos cerca de 27 atuando no curso”, destacou.

Micheline também homenageou os colegas que contribuíram para consolidar a Licenciatura em Letras como um dos cursos mais bem avaliados do IFG, com conceito 5 no MEC em 2018, e relembrou a construção de eventos, núcleos de estudo e projetos de ensino, pesquisa e extensão que fortaleceram a identidade do curso.

A professora Cleide Pires Machado abordou os desafios relacionados à permanência dos estudantes e destacou ações voltadas ao êxito acadêmico, como a criação de uma disciplina de leitura e correção de redações, que possibilitou aos alunos atuarem profissionalmente e obterem renda durante a graduação. “A gente foi buscando o acolhimento desses alunos e estabelecendo vínculos. Eu me lembro da professora Micheline ligar para cada um dos aprovados na lista do vestibular para saber se viriam fazer a matrícula”, destaca.

Por ser uma formação voltada ao ensino de português como segunda língua, as docentes também relembraram iniciativas voltadas a imigrantes em situação de vulnerabilidade, como haitianos e venezuelanos residentes na Região Metropolitana de Goiânia. O IFG chegou, inclusive, a oferecer vagas específicas em vestibulares para acolher esse público. Entre outras ações, foi ressaltada a importância da residência pedagógica, que aproxima os licenciandos da prática docente.

Abertura e apresentações culturais
A cerimônia de abertura contou com apresentações musicais que deram tom artístico ao evento. Os estudantes Carlos André Soviano (Licenciatura em Música) e Sara Clara (Licenciatura em Letras) executaram a composição Minueto, de Mozart, e, em seguida, Verônica Teles dos Santos (Licenciatura em Letras) apresentou um número de voz e violão com repertório de MPB.

Mesa de abertura: Vinícius Carvalhaes (diretor-geral do Câmpus Goiânia); Rafael Gonçalves Borges (chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I); Ema Marta Dunck (coordenadora do curso de Letras) e Rosângela Luz (coordenadora da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias).

Na mesa de abertura, participaram as professoras Rosângela Luz (coordenadora da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) e Ema Marta Dunck (coordenadora do curso de Letras), além do professor Rafael Gonçalves Borges (chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I) e do professor Vinícius Carvalhaes (diretor-geral do Câmpus Goiânia).

Após o intervalo, os professores Gustavo Amui e Luana Torres apresentaram um programa musical com canções elizabetanas (populares na Inglaterra entre 1558 e 1603, que entrelaçam poesia e música) e canções brasileiras que exploram o regionalismo linguístico, como Viola Quebrada, de Mário de Andrade, com harmonização de Heitor Villa-Lobos.

Programação 

As atividades comemorativas seguem até quarta-feira (15/10), com uma programação que inclui painel de fotos no auditório Demartin Bizerra, reunindo registros históricos da década de existência do curso, e uma exposição no Espaço Integração, que apresenta produções acadêmicas e literárias do corpo docente. Durante todos os dias, estão previstas performances literárias, musicais e artísticas em diferentes espaços do câmpus.

Nesta terça-feira (14), ocorre a Mesa de Diálogos sobre o Ensino e a Linguagem, com os temas “A formação inicial do docente de Língua Portuguesa: multiletramentos”, “Literatura Indígena Brasileira: Asas na Borda do Abismo” e “O que o português escrito por surdos nos ensina sobre a língua”.

O encerramento, na quarta-feira (15), será marcado por uma gincana de integração entre as cinco licenciaturas do câmpus — Letras, Música, Matemática, Física e História — com atividades culturais, esquetes, paródias e um lanche coletivo em comemoração ao Dia dos Professores.

Participantes lotaram o auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia, na abertura do evento na tarde do dia 13/10.

 

Confira a programação completa: https://ifg.edu.br/attachments/article/44137/Semana%20de%20Letras%20-%2013%20a%2015-10-25.docx.pdf

Veja alguns registros fotográficos em nosso álbum no facebook:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.931627103559694&type=3


Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG

Fim do conteúdo da página