Segunda etapa da Secitec 2025 amplia e diversifica atividades científicas e culturais abertas à comunidade
Até o dia 14 de novembro, o público pode participar de uma série de ações no Câmpus Goiânia
A edição deste ano da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec 2025) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) prossegue com programação entre os dias 10 e 14 de novembro, em sua segunda etapa. O evento reúne tendas temáticas dos cursos, atividades da IV Semana do Livro e da Biblioteca, da Semana da Química, o Dia D do Estágio e novas visitas de estudantes de escolas públicas pelo projeto de extensão Conhecendo o IFG.
Inscreva-se na 2ª etapa da Secitec 2025 do Câmpus Goiânia
Esta segunda etapa da Secitec amplia as oportunidades para que a comunidade externa conheça e participe das ações de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidas no câmpus. A primeira etapa, realizada entre 20 e 23 de outubro, contou com palestras, oficinas, exposição artística sobre o Cerrado, em parceria com a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, além das atividades dos eventos integrados — 50 anos do curso técnico em Mineração, a XVI Semana da Licenciatura em Matemática e a VII Semana da Física (Semaf). Cerca de 90 estudantes de escolas públicas visitaram o câmpus durante a primeira etapa da Secitec 2025, pelo projeto Conhecendo o IFG.
Promoção da Ciência
Para a coordenadora-geral da comissão organizadora da Secitec 2025, professora Lidiaine Maria dos Santos, a primeira etapa foi bastante positiva e apresentou uma ampla programação.“Foi, sem dúvida, um momento de grande relevância para a comunidade acadêmica, de fortalecimento de parcerias, trocas de experiências e de popularização da ciência”, ressalta.
As expectativas para a segunda etapa são ainda maiores:“O público pode esperar uma programação mais ampla e diversificada. Nesta edição, contamos com o apoio de recursos do CNPq*, o que possibilitará a realização de mais atividades e o fortalecimento da divulgação científica”, explica Lidiaine dos Santos.
Entre os destaques estão as tendas temáticas dos cursos, com apresentação de trabalhos, projetos, experimentos científicos, jogos didáticos e outras atividades interativas. O público também poderá conferir o tradicional Show da Química, promovido durante a Semana da Química, evento integrado à Secitec.
A programação inclui ainda palestras e mesas-redondas voltadas à temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025), cujo tema é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
No dia 14 de novembro, às 10h30, ocorrerá a palestra virtual “Entre ventos e marés – Ciência e aprendizados a bordo de um veleiro”, que abordará como “o mar” pode estar presente até mesmo em um estado sem litoral, como Goiás. “Além disso, teremos a presença de estudantes do Partiu IFG e a apresentação de cerca de 30 trabalhos científicos submetidos à chamada interna, nas modalidades pôster e comunicação oral. Será, portanto, um evento de grandes oportunidades científicas, tecnológicas e educacionais, reafirmando o compromisso do IFG com a formação crítica, a sustentabilidade e a popularização da ciência”, destaca a coordenadora-geral.
Semana do Livro e da Biblioteca
Abertura da 2ª etapa da Secitec 2025 começou com as atividades da IV Semana do Livro e da Biblioteca e mais apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.
As atividades da Secitec 2025 começaram no dia 10 de novembro, com a abertura oficial da IV Semana do Livro e da Biblioteca, realizada no hall da biblioteca do câmpus. Em seu discurso na abertura do evento, o diretor-geral do Câmpus Goiânia, professor Vinícius Carvalhaes, destacou que a Secitec é um momento em que Ciência, Tecnologia e Cultura se encontram para dialogar com a sociedade. Sobre a temática geral – Planeta Água –, o diretor enfatizou que o tema nos convida “a refletir sobre o papel do conhecimento na preservação da vida e no enfrentamento dos desafios ambientais que afetam diretamente o nosso cotidiano”.
A abertura contou com apresentação musical da Big Band 193, banda oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, seguida da palestra “Comunicação consciente para uma boa convivência”, ministrada pela fonoaudióloga e consultora em comunicação Patrícia Caetano.
A programação completa da IV Semana do Livro e da Biblioteca pode ser consultada no perfil @bibliotecaifgoiania no Instagram.
Dia D do Estágio
No dia 12 de novembro, será realizado o Dia D do Estágio, no Câmpus Goiânia, aberto a estudantes e à comunidade externa. Agentes de integração conveniados ao câmpus estarão presentes das 8h às 12h, em frente à Cinemateca, para cadastrar interessados em vagas de estágio e emprego. Segundo a coordenadora de Interação Escola-Empresa do Câmpus Goiânia do IFG, Andréia Rezende, o objetivo é “gerar oportunidades de estágios e empregos para a comunidade acadêmica”.
À noite, das 19h às 21h30, a psicóloga do IEL Goiás, Ava Gardney, ministrará a palestra “Em busca do seu primeiro emprego”, na Cinemateca. O encontro abordará como se preparar e se posicionar no mundo do trabalho. Os interessados devem se inscrever na programação da Secitec 2025 para receber certificado de horas complementares. Haverá sorteio de brindes durante a palestra.
Conhecendo o IFG
Nesta segunda etapa da Secitec 2025, cerca de 500 estudantes de escolas convidadas devem participar do projeto Conhecendo o IFG, que ocorre de 10 a 14 de novembro. Na manhã desta terça-feira (11), 64 estudantes do 9º ano da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, do Setor Guanabara 3 em Goiânia, visitaram o câmpus durante o evento.
Visita de estudantes e professores da Escola Municipal Marechal Castelo Branco durante o projeto Conhecendo o IFG, na Secitec 2025 do Câmpus Goiânia.
A professora de Artes da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, Maria Beatriz Veiga de Paiva, egressa do Câmpus Goiânia do IFG (cursou Meio Ambiente em 2000), destacou a importância do projeto: “Foi algo que me marcou profundamente. Sempre tive um amor especial por essa escola. Quando comecei a trabalhar no município, já incentivei os alunos a conhecerem o IFG, contando sobre a arquitetura Art Déco e toda a riqueza artística e cultural que existe aqui.”
Para ela, o projeto Conhecendo o IFG representa esperança: “É algo em que acredito. Tenho fé nesse projeto, porque ele é esperança. Fico emocionada quando vejo os alunos descobrirem que existe uma escola assim”, afirma emocionada a professora Maria Beatriz de Paiva.
Programação
Na manhã desta terça-feira (11), ocorreu a palestra: "Governança da Água – a cobrança de recursos hídricos em Goiás”, com professor do Câmpus Goiânia do IFG, Antônio Pasqualetto, no auditório Djalma Maia. Também foi realizada a roda de conversa: “ Apresentação do Núcleo Incubador CRIAR – Câmpus Goiânia”, com o coordenador e professor do Câmpus Goiânia do IFG, Adriano Paranaíba, no auditório Julieta Passos.
Em frente à biblioteca do Câmpus Goiânia, estudantes do curso técnico integrado em Controle Ambiental, sob a orientação do professor Viníciu Fagundes Bárbara, apresentaram, na manhã do dia 11, trabalhos da disciplina Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental , como oficina de ecojoias com a professora convidada Nica Costa, projeto Oliar para Ensaboar – transformação de óleo de cozinha em sabão e atividades de moda circular e consumo sustentável de vestuários. Além dessas, muitas outras atividades ocorreram concomitantemente.
A programação da segunda etapa da Secitec 2025 no Câmpus Goiânia do IFG (baixe aqui a programação) segue até sexta-feira, 14 de novembro. Para receber o certificado de participação, o público deve se inscrever pelo Sugep, no endereço: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/e59c444e-1707-4874-bc69-e905f7070866/inscricao
Leia mais sobre a Secitec 2025 do Câmpus Goiânia do IFG:
- Inscrições abertas para 2ª etapa da Secitec 2025 do Câmpus Goiânia
- Secitec 2025 - 2ª etapa: 10 a 14 de novembro
- Mudanças climáticas e seus impactos no planeta e na sociedade são temas centrais da abertura da Secitec 2025
- Câmpus Goiânia do IFG realiza evento aberto à comunidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Inscrições abertas para Secitec 2025 do Câmpus Goiânia
Veja mais fotos da Secitec 2025 no álbum no Facebook do Câmpus Goiânia
*O Câmpus Goiânia do IFG teve projeto aprovado para a realização da Secitec 2025 a partir da Chamada Pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por meio do Programa Nacional de Popularização da Ciência - Pop Ciência, do CNPq.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG


Redes Sociais