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Olimpíada de IA

Estudantes são homenageados pelo alto desempenho na Olimpíada de IA Aplicada 2025

Publicado: Sexta, 28 de Novembro de 2025, 15h08 | Última atualização em Sexta, 28 de Novembro de 2025, 22h30

Câmpus Goiânia teve uma equipe vencedora e outras três entre as 10 melhores na competição

Equipe reunida durante homenagem no Auditório Demartin Bizerra
Equipe reunida durante homenagem no Auditório Demartin Bizerra

Estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) alcançaram resultados de destaque na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada 2025, realizada durante a Campus Party Goiás (CPGoiás5), entre 20 e 22 de novembro, em Goiânia. Nesta sexta-feira (28), os competidores foram homenageados com um café da manhã ofertado pela Diretoria-geral e pelos tutores que os acompanharam na jornada.

A competição registrou 367 equipes inscritas na etapa inicial, das quais 30 avançaram para a segunda fase e 10 chegaram à final. O Câmpus Goiânia conquistou o primeiro lugar geral e se destacou na categoria Escola Pública, reunindo quatro equipes entre as dez melhores classificadas:

• 1º lugar – Neurobit IFG, composta pelos estudantes João Paulo Jesus Sales, Karine Nogueira Silva Ramos e Maria Kaylane Xavier dos Santos, orientada pelo professor Carlos Daniel de Sousa Bezerra;
• 5º lugar – OhmBots IFG, composta pelos estudantes Deivisson de Lima Santos, Bárbara Oliveira Dias e Ediclécio Trindade, orientada pelo professor Carlos Daniel de Sousa Bezerra;
• 6º lugar – IFG GYNBOT ADA LOVELACE, composta pelos estudantes Mateus Moreira Basilio da Silva, Elisa Sousa Borges Pohlmann e Maria Eduarda Fernandes Soares, orientada pelo professor Fábio da Silva Marques;
• 7º lugar – Ohmicros, composta pelos estudantes Esequiel Almeida Batista dos Santos, Bruna Micaelly de Sousa Silva e Luís Felipe Viana Mota, orientada pelo professor Carlos Roberto da Silveira Junior.

Como premiação, os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugares garantiram vaga para um intercâmbio de um mês na Inglaterra, previsto para o segundo semestre de 2026. Além disso, cada uma das equipes vencedoras recebeu prêmios em dinheiro: R$ 5 mil para o 1º lugar, R$ 3 mil para o 2º e R$ 2 mil para o 3º, além de certificados de reconhecimento.


Homenagens

Na manhã desta sexta-feira, estudantes e servidores participaram de um momento de reconhecimento no Auditório Demartin Bizerra. O diretor-geral do Câmpus Goiânia, professor Vinícius Carvalhaes, destacou o papel das atividades acadêmicas e de pesquisa no desempenho alcançado: “Eu acho que é importante os demais estudantes, que não participaram desse momento da olimpíada e que estão presenciando a trajetória dos colegas, verem a importância do apoio ao ensino e as possibilidades que a gente tem dentro da instituição, e poder aproveitar isso. Quando a gente fala do ensino, não é somente a sala de aula”, lembrou.

O professor Fábio Marques, coordenador do Laboratório de Robótica Livre Educacional GynBot, também participou da homenagem e ressaltou o caráter formativo dos projetos desenvolvidos no câmpus. Segundo ele, a participação na olimpíada tem contribuído para ampliar o interesse de estudantes de diferentes cursos por projetos relacionados à robótica e à inteligência artificial.

Além das equipes premiadas, dezenas de estudantes e servidores de diferentes setores do câmpus acompanharam a homenagem. Os integrantes das equipes aproveitaram o momento para incentivar os colegas, destacando que a participação em projetos e competições contribui de forma significativa para a formação acadêmica, profissional e humana. Para eles, participar de projetos é uma experiência que precisa ser vivenciada pelos demais discentes.

Outra homenagem aos estudantes já havia sido realizada na Reitoria no início da semana (confira).

Estudantes relatam experiência exitosa nos projetos desenvolvidos.

A competição

A etapa inicial da olimpíada ocorreu em setembro, de forma online, envolvendo mais de mil estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e privada. A fase presencial foi realizada durante a Campus Party, reunindo 30 equipes formadas por três estudantes e um tutor.

Ao longo da disputa, as equipes passaram por três desafios práticos nas áreas de visão computacional, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina. No sábado, último dia da competição, os finalistas desenvolveram soluções de inteligência artificial voltadas à saúde pública, utilizando conjuntos de dados fornecidos pelo Governo de Goiás.

A Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCIT). A ação busca promover o aprendizado e a aplicação de técnicas de IA em desafios que envolvem diferentes áreas da computação.

Estudantes exibem prêmio e celebram a conquista durante a Campus Party Goiás 2025.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia com informações da Agência Cora Coralina de Notícias.

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