Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Últimas notícias > Jornada de Pesquisa reúne trabalhos de diferentes áreas da Artes
Início do conteúdo da página
18º Festival de Artes

Jornada de Pesquisa reúne trabalhos de diferentes áreas da Artes

Trabalhos nas áreas de música, dança e artes visuais são apresentados

  • Publicado: Quarta, 19 de Novembro de 2025, 11h24
  • Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2025, 20h02
Estudantes do câmpus Aparecida de Goiânia apresentam trabalho sobre a dança no currículo escolar
Estudantes do câmpus Aparecida de Goiânia apresentam trabalho sobre a dança no currículo escolar

Na manhã desta quarta-feira, 19, ocorreu no Câmpus Cidade de Goiás a Jornada de Pesquisa em Artes, dentro do 18º Festival de Artes, com apresentações de trabalhos acadêmicos nas diferentes áreas de pesquisa em artes como música, dança, performances, teatro e artes visuais. Os estudantes puderam trocar experiências e aprofundar o conhecimento em suas áreas de interesse.

Na sala 1, o pesquisador Daniel Souza de Araújo, apresentou dois trabalhos: “Análise paradigmática da melodia Clarineta e Piano” e “ Webslides e as ferramentas de renderização de partituras em navegadores de internet”, cujo objetivo é discutir a viabilidade da utilização de navegadores de internet para apresentação de slides utilizando arquivos do tipo HTML como partituras ou trechos musicais embutidos. Daniel juntou suas duas áreas de conhecimento que são a tecnologia da informação e a música para viabilizar melhores ferramentas pedagógicas e de apresentação e popularização de partituras musicais. 

A presença da dança no currículo escolar da Escola Municipal Monteiro Lobato foi o tema apresentado por Izabel Cristina e Kamila Dantas do Câmpus Aparecida de Goiânia. O objetivo foi investigar a troca da palavra dança para termos mais genéricos, como linguagens artísticas podem ter aberto espaço para a contratação de profissionais sem formação específica e o efeito disso na qualidade do ensino.

Na sala 3 o predomínio foi de assuntos referentes à valorização da estética negra em diferentes linguagens artísticas. 

A programação de hoje do Festival  segue com apresentações no palco aberto e oficinas no Câmpus Cidade de Goiás, além de apresentações de música pelas igrejas da cidade, feira de economia solidária, espetáculo de teatro no Cineteatro São Joaquim e o encerramento à noite no mercado municipal com shows. 

 

Fim do conteúdo da página