Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Jataí > Notícias do Câmpus Jataí > II “Para Descolonizar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão: diálogos sobre o currículo” ocorre no dia 4 de dezembro
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

II “Para Descolonizar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão: diálogos sobre o currículo” ocorre no dia 4 de dezembro

Publicado: Terça, 11 de Novembro de 2025, 17h25 | Última atualização em Quinta, 13 de Novembro de 2025, 12h37
imagem sem descrição.

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás e o Coletivo Atravessamentos realizam, no dia 4 de dezembro, a segunda edição do evento “Para descolonizar o ensino, a pesquisa e a extensão: diálogos sobre o currículo”, que propõe reflexões sobre práticas educativas e epistemologias voltadas à diversidade, à arte e à justiça social. A atividade ocorre na Unidade Riachuelo, a partir das 18h, com uma programação que reúne exposição artística, exibição de curta-metragem, performance, homenagens e roda de conversa.

A programação tem início com a abertura da exposição “Olho-Paradigma”, organizada pelo Coletivo Atravessamentos. A mostra, com curadoria de Karine Soares, Otton Leal, Simone Rosa e Geovan Assis, apresenta obras que desafiam o olhar colonizado e anunciam outras formas de existir, sentir e pensar a partir das artes visuais. Entre os artistas participantes estão Simone Rosa, Geovan Assis, Isabela Machado, Karine Soares, Otton Leal, Suely Lima, Kingg, Thiago Luz, Marggie Serna e outros criadores que integram o coletivo.

Em seguida, será exibido o curta-metragem “Rasura”, com direção de Karine Soares e participação de artistas do Coletivo Atravessamentos. A noite também contará com a performance “Com a fúria da beleza do sol”, da artista Adenisi Mendonça Santana, sob direção de Andrea Pita.

Durante o evento, serão realizadas homenagens a educadoras, artistas e pensadores que contribuem para a descolonização do cotidiano e a construção de práticas emancipatórias. Entre os homenageados estão Antônia Maria Nascimento Silva, Luciana Aparecida Elias, Lilian Fabiana Barbosa Souza, Marcos Carvalho Lopes, Lucas Rodrigues do Carmo, Luciana Bigolin Martini, Maria Socorro Oliveira Lopes da Luz, Jade Nix Cardoso Pinheiro Prestes, Alyne Barbosa Lima, o Água Forte Ateliê (Suely Lima e Cátia Leal), Adailton da Silva, Rita de Cássia Andrade Martins e Maria Ferreira da Silva.

Encerrando a noite, ocorre a roda-entrevista “Diálogos sobre o Currículo”, apresentada por Simone Rosa, com a participação de Aline Luz, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais e Rita Rodrigues.

O evento é uma ação de extensão aprovada pelo Edital nº 14/2025 da Pró-Reitoria de Extensão do IFG (PROEX) e integra as atividades do Coletivo Atravessamentos, em parceria com o Água Forte Ateliê.

Com a proposta de entrelaçar arte, educação e descolonização, o encontro reafirma o compromisso do IFG com uma formação crítica, plural e comprometida com os saberes diversos que constituem o território e suas comunidades.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

Fim do conteúdo da página