“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
Evento ocorre até 19 de novembro e reúne agentes territoriais, representantes dos Comitês de Cultura, do Governo Federal e do IFG
Fazedores de cultura dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal (DF) estarão em Brasília até o 19 de novembro para o Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). O evento, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), é voltado ao fortalecimento da participação social e da governança democrática nas políticas culturais do país e terá a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na cerimônia de abertura.
A “caravana cultural” é formada por agentes territoriais de cultura do PNCC, que incentiva a formação e estimula a promoção de ações culturais em diferentes territórios do país, como forma de democratizar o acesso às políticas públicas de cultura. A proposta do Encontro do PNCC é intensificar o intercâmbio entre integrantes do programa, sociedade civil e representantes do Governo Federal para consolidar uma rede nacional de participação social na cultura.
O encontro nacional marca também o encerramento do ciclo de encontros regionais, realizados ao longo de 2025 nas cinco regiões do país. A ministra da Cultura destaca a diversidade cultural que pulsa nas comunidades de todo o país. “Ver o Encontro do Programa dos Comitês de Cultura acontecer em Brasília, reunindo pessoas de todos os cantos do Brasil, é motivo de muito orgulho para nós. Esse é o retrato vivo de um Brasil diverso, criativo e participativo, que entende a cultura como um direito e um caminho de transformação. Estamos construindo juntos uma política cultural sólida, democrática e duradoura, com o povo no centro das decisões”, declarou Margareth Menezes.
Centro-Oeste
O grupo do Centro-Oeste que vai a Brasília reúne 52 agentes territoriais de cultura, comunicadores populares e integrantes dos Comitês de Cultura de diferentes realidades culturais, sociais e geográficas da região. Os representantes de Goiás partem de municípios como Cidade de Goiás, Rio Verde, Inhumas, Morrinhos, Valparaíso de Goiás, Palmeiras de Goiás, Porangatu, Itumbiara, Jataí, Quirinópolis, Cidade Ocidental, Divinópolis de Goiás, Luziânia, Formosa, Anápolis, Uruaçu, Goiânia, Flores de Goiás e Iporá.
O IFG é que coordena os agentes territoriais de cultura na região Centro-Oeste. As atividades do curso de formação já estão sendo realizadas há um ano e meio. “Nós temos um TED uma parceria com o Ministério da Cultura que prevê um curso de formação para agentes territoriais de cultura. São agentes que vão atuar na formação, na mobilização de seus territórios, multiplicando acesso às políticas públicas de cultura; na formação em questões como preparar seu portfólio. É a mobilização propriamente dita de seus potenciais de cultura nos seus territórios”, destaca o professor Abílio Carrascal, coordenador da ação no Instituto Federal de Goiás.

Diversidade
Já de Mato Grosso irão artistas populares de Primavera do Leste, Cuiabá, Sinop, Jaciara, Diamantino, Barra do Garças, Sorriso, Rondonópolis, Comodoro, Juína, Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta, enquanto o estado de Mato Grosso do Sul terá representantes de Campo Grande, Dourados, Paranaíba/Chapadão do Sul/Cassilândia, Corumbá, Ponta Porã, Nova Andradina, Jardim, Três Lagoas e Coxim. Por fim, o DF estará presente por meio de bolsistas que atuam em diversas Regiões Administrativas de Brasília.
A diversidade dos territórios representados ilustra a amplitude do PNCC e o alcance do trabalho dos Comitês de Cultura, que têm fortalecido a participação social desde os grandes centros e periferias urbanas, até comunidades quilombolas, indígenas e áreas rurais do país.
“Esse encontro é a materialização de um trabalho coletivo. Ver agentes, comitês, gestores públicos e representantes do Governo Federal reunidos em um só espaço mostra que o Brasil está consolidando uma nova forma de fazer política cultural, mais próxima das pessoas, mais participativa e conectada à realidade do povo e de suas comunidades”, destaca a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins.
Sobre o Encontro Nacional
O evento vai acontecer ao longo de quatro dias, na Esplanada dos Ministérios, com programação que inclui momentos de formação, apresentações culturais, painéis temáticos e outras atividades. O encontro integra a agenda de consolidação das políticas culturais brasileiras, com foco na participação social, na escuta ativa do território e no fortalecimento dos mecanismos democráticos de gestão cultural.
O PNCC
Criado em 2023, por meio da Portaria MinC nº 64, o PNCC foi pensado para ampliar os instrumentos da democracia participativa direta e promover as diversas formas de conhecimento sociocultural em todas as regiões do Brasil. Atualmente, existem comitês de cultura em 25 estados e no Distrito Federal. Além disso, o programa beneficia diretamente mais de 600 agentes territoriais de cultura distribuídos pelo país que foram selecionados por meio de edital em uma parceria entre MinC e Institutos Federais (IFs).
Mais detalhes sobre o programa podem ser acessados aqui https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pncc .
Fotos dos bolsistas do Centro-Oeste que irão compor a caravana: https://www.flickr.com/photos/203012281@N07/albums/72177720327224341
Serviço: Caravana do Centro-Oeste rumo ao Encontro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura
Data: 16 a 19 de novembro de 2025
Onde: Esplanada dos Ministérios
Credenciamento de imprensa: https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/1/8512/
Mais informações: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/pncc/encontro-do-programa-nacional-dos-comites-de-cultura/encontro-do-programa-nacional-dos-comites-de-cultura/
Assessoria de Imprensa MinC com adaptações da Diretoria de Comunicação Social do IFG


Redes Sociais