Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Palestras informam e orientam estudantes do ensino médio sobre saúde sexual
Início do conteúdo da página
Ensino Médio

Palestras informam e orientam estudantes do ensino médio sobre saúde sexual

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2025, 10h16

Ministrada pela médica Beatriz Rocha Almeida, as palestras abordaram a importância do cuidado e da prevenção de doenças e da gravidez indesejada

imagem sem descrição.

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Alimentos, Edificações e Química do IFG -Câmpus Aparecida de Goiânia participaram de palestras, no dia 9 de dezembro, sobre saúde sexual. Com o tema “Promoção da saúde sexual e reprodutiva: informação, autonomia e cuidado na perspectiva do SUS”, as apresentações foram ministradas pela médica Beatriz Rocha Almeida, que proporcionou aos adolescentes a possibilidade de fazer perguntas anônimas ao vivo, que foi bastante utilizada por eles para esclarecer dúvidas. A atividade foi organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas, pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente e pelas coordenações dos cursos do Ensino Médio Integrado.

As turmas de 1º, 2º e 3º anos dos três cursos foram divididas em dois grupos para participação da atividade, que foi realizada no miniauditório B. A médica Beatriz Rocha Almeida destacou aos estudantes a importância de conversar sobre saúde sexual na adolescência e de prevenir doenças. Ela falou também sobre os temas autonomia e cuidado: como tomar decisões seguras sobre o próprio corpo; Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): o que são, como prevenir, sinais de alerta e onde buscar atendimento; métodos contraceptivos: principais opções e acesso pelo SUS; e também sobre os direitos no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes: sigilo, acolhimento e acesso.

 

Participação

No espaço aberto para perguntas, a médica disponibilizou um QR Code na parede principal do auditório, que podia ser acessados pelos estudantes sem que precisassem sair de seus lugares e sem necessidade de identificação. Além da participação de vários estudantes, ao final da palestra, alguns deles procuraram a médica para dialogar sobre o tema da palestra.

A psicóloga Taísa Fidelis do Carmo reforçou junto aos estudantes a necessidade da prevenção para evitar doenças e gravidez indesejada. A psicóloga Ieda Vilela Machado elogiou a palestra pelo conteúdo das explanações e pelo método para perguntas anônimas, que deixou os adolescentes mais à vontade para esclarecer suas dúvidas. As organizadoras informaram que a iniciativa da atividade partiu do professor Lourival de Almeida Silva.

 

Imagens das palestras

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página