Mudanças na identidade visual e no tema marcam o lançamento do XVI Festival de Artes de Goiás – 2023
Outra novidade é que interessados já podem se inscrever para apresentar propostas de ações artísticas e de oficinas no Festival
Com novidades na identidade visual e na temática, o tradicional Festival de Artes de Goiás, agora em sua 16ª edição, voltará a ser realizado na Cidade de Goiás depois de três anos sem realização presencial. Promovido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), o Festival também está com inscrições abertas para submissão de trabalhos e oficinas a serem apresentados no evento, que será realizado entre os dias 19 e 22 de setembro.
Na chamada pública disponibilizada à comunidade interna e externa, o IFG convida professores, servidores, arte-educadores, alunos da Rede Federal de Educação Profissional (Institutos Federais) e comunidade em geral para apresentarem propostas de ações artísticas e oficinas, em diversos formatos e em diferentes linguagens artísticas, de temática livre, para integrarem a programação do XVI Festival de Artes de Goiás – 2023. As submissões podem ser feitas de forma on-line até o dia 6 de agosto.
Novo tema e nova marca
A temática da edição de 2023 do Festival de Artes de Goiás é “Art((é))ria – irrigar, dilatar, circular”. Segundo o Manual de criação gráfica da marca do evento, “o tema do XVI Festival de Artes de Goiás cria uma poesia visual entre ‘arte’ e ‘artéria’, ao evocar a pulsação de corpos irrigados por ideias, por concepções dilatadas que, por meio dos processos criativos em Arte, são postos em circulação pelas manifestações das artes visuais, do artesanato, da dança, da música, do teatro, do audiovisual, dentre outras”.

Ainda de acordo com o Manual, “a pulsação é a metáfora que perpassa a concepção desta edição do festival, no ano de 2023. A partir desse impulso poético, espera-se que o sanguíneo, em seu sentido alegre e extrovertido, perpasse as discussões, criações e apreciações da Arte como campo de conhecimento e arena livre para a produção de sentidos, manifestos sociais e políticos e respeito à diversidade.”
A nova marca é uma criação gráfica elaborada pelo professor do Câmpus Aparecida de Goiânia, Alexandre Guimarães, e o Manual de aplicação da marca pode ser acessado aqui. Além do Manual, a comissão do evento disponibilizou um manifesto a respeito do Festival; acesse-o aqui.
Submissão de propostas
Podem submeter propostas para apresentar ações artísticas no Festival professores, servidores, arte-educadores, alunos da Rede Federal de Educação Profissional (Institutos Federais) e a comunidade em geral. O IFG será o responsável por fazer a seleção de propostas de ações artísticas e oficinas para integrarem a programação do Festival. As ações artísticas serão apresentadas em locais disponibilizados na Cidade de Goiás, inclusive no Câmpus Cidade de Goiás, e serão parte da programação oficial do evento.
Os contemplados na seleção deverão realizar uma apresentação na linguagem e formato correspondente, seja em espaço fechado ou aberto, ou uma oficina referente a uma das linguagens artísticas, de acordo com o proposto no ato da inscrição. As informações sobre os formatos de apresentações podem ser obtidas no item 3 da Chamada Pública.
Inscrições
As inscrições, que são gratuitas, ocorrerão no período de 7 de julho a 6 de agosto, por meio de preenchimento de formulário. Na Chamada Pública que rege a seleção, há dois formulários disponíveis: um para inscrição em ações artísticas: https://forms.gle/a8qJPPgpNBZ4jcLm9 e outro para inscrição em oficinas: https://forms.gle/GrArfjeAHLeaoJHHA .
Os interessados deverão preencher obrigatoriamente as informações sobre a proposta no formulário correspondente, indicando links em que constem fotografias, portfólios, vídeos e demais materiais de divulgação e informações do trabalho. As inscrições só poderão ser feitas por pessoas maiores de idade.
A proposta de apresentação artística ou oficina a ser apresentada no Festival deverá ser a mesma submetida no ato da inscrição, não podendo haver alterações ou substituição. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de agosto. O candidato inscrito terá um prazo de até quatro dias úteis para confirmar a participação no e-mail: festivaldeartes@ifg.edu.br.
A apresentação de ações artísticas e oficinas deverão ocorrer entre os dias 19 e 22 de setembro, na cidade de Goiás, dentro da programação oficial do evento. As datas, horários e locais de apresentação das ações serão definidos pela organização do evento. A lista final dos participantes da programação será divulgada até o dia 14 de agosto e os proponentes que tiverem suas propostas executadas terão direito à certificação.
- Informações referentes à seleção das propostas poderão ser obtidas no site www.ifg.edu.br ou via e-mail festivaldeartes@ifg.edu.br .
- Acesse a Chamada Pública - Festival de Artes 2023
- Para mais informações, acesse: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/64-ifg/pro-reitorias/extensao-proex/155-festival-de-artes?showall=&start=1
Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.
Notícias (Estude no IFG)
IFG abre inscrições para vestibular de vagas remanescentes
11/08/2026 15h17
Divulgado o resultado da seleção para cursos técnicos subsequentes
30/07/2026 14h29
IFG publica resultado final da seleção dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade EJA
28/07/2026 19h26
Mestrado Acadêmico em Educação recebe inscrições até 7 de agosto
10/07/2026 16h08
Comunicados (Estude no IFG)
Especialização em Matemática – Vagas remanescentes – Resultado final
29/07/2026 08h47
EJA – Resultado Preliminar
24/07/2026 18h42
Vagas remanescentes - Educação em Direitos Humanos (Curso FIC)
17/10/2025 14h02
Retificação n. 2 | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
16/10/2025 16h50
Retificação | Edital Técnico Integrado 2026 - Cronograma (envio de documentos etc.)
12/09/2025 15h34
Seleção EJA 2025/2 - Resultado Preliminar
15/08/2025 17h53
Retificação: Edital 22/2025 | MBA em Logística e Comércio Exterior
06/08/2025 18h24
Resultado Preliminar | Portador de Diploma 2025/2
21/07/2025 13h27
Resultado Preliminar - Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2025/1
08/04/2025 18h02
Resultado Preliminar - Portador de Diploma 2025/1
07/04/2025 18h36
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Resultado Preliminar - Vestibular de Vagas Remanescentes 2024/2
30/10/2024 09h56
Comunicado: Técnico Subsequente 2024/2 | Provas/Sorteios
07/08/2024 15h18
Resultado Preliminar | ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
09/04/2024 09h54
Resultado Preliminar | Vestibular de Vagas Remanescentes
01/04/2024 16h04
Resultado Preliminar - EJA 2024/1
19/12/2023 16h59


Redes Sociais