Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG
Início do conteúdo da página
SNCT IFG 2025

Começa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 21 de Outubro de 2025, 21h25

Evento está sendo realizado no Polo Criar até o dia 23 e tem em sua programação diversas atividades

O evento que acontece no Polo de Inovação – Criar está com uma programação diversificada, envolvendo ensino, pesquisa, inovação e extensão
O evento que acontece no Polo de Inovação – Criar está com uma programação diversificada, envolvendo ensino, pesquisa, inovação e extensão

 Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, começou nesta segunda-feira, 20 de outubro, mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento que acontece no Polo de Inovação – Criar está com uma programação diversificada, envolvendo ensino, pesquisa, inovação e extensão. 

A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Polo Criar. Compuseram a mesa diretiva da cerimônia a reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon; Sérgio Pedini, diretor de Articulação e Fortalecimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Lorena Rosa.

Participaram também da solenidade os pró-reitores de Administração, Diego Silva Xavier, e de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; o diretor-executivo do IFG, Tauã Assis; a assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes, os pró-reitores substitutos de Extensão, Reinaldo Reis Júnior, e de Ensino, Vinícius Sousa Ferreira; e os diretores-gerais dos câmpus Aparecida de Goiânia, Marcos Flávio Mércio de Oliveira; Goiânia, Vinícius Carvalhaes; Goiânia Oeste, Hellen da Silva Cintra de Paula; Inhumas, Nilva Maria dos Santos Rodrigues; Luziânia, Ione dos Santos Velame; Senador Canedo, Paulo César de Sousa Santos; e Uruaçu, Eloisa Aparecida da Silva Ávila.

Durante sua fala, a reitora do IFG falou a respeito do tema do evento: “este ano, o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” nos convida a refletir sobre o futuro do planeta, mas, sobretudo, sobre o papel do nosso trabalho na construção desse futuro”.

Oneida também destacou que o evento “é fruto do trabalho árduo de quem acredita que a educação pública é um projeto de sociedade. O que fazemos aqui não é só por amor, é por formação, por compromisso e por consciência histórica”. Por fim, ela desejou: “que esta semana seja de trocas, aprendizados e esperanças renovadas, porque quando a ciência se encontra com o povo, o conhecimento vira força de transformação.”

Lorena Rosa, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, destacou que a SNCT da Instituição “é fruto do trabalho coletivo, de uma equipe muito unida, além de uma parceria conjunta com todas as pró-reitorias do IFG”.

Mesa diretiva durante abertura da SNCT

Sérgio Pedini, diretor de Articulação e Fortalecimento da SETEC, falou que era uma honra participar da abertura da SNCT do IFG e desejou a todos os presentes um excelente evento. No final de sua fala, o gestor lembrou a importância da pesquisa e da inovação nas instituições: “É importante absorver essa bandeira da inovação e tecnologia nos nossos institutos federais. Nós não podemos ficar de fora”.

 

Música e saberes ancestrais

Quinteto Metais do Cerrado se apresenta na SNCT

A solenidade de abertura contou com a apresentação do Quinteto Metais do Cerrado, que tem como um dos integrantes o professor do Câmpus Goiânia Oeste, Alessandro da Costa. Além dele, fazem parte do Quinteto o professor da Universidade Federal de Goiás, Antonio Marcos Souza Cardoso; o integrante da Orquestra Filarmônica de Goiás, Igor Yuri Vasconcellos; o professor da UFG, Marcos Botelho; e o professor Thiago Aguiar Paranagua. De acordo com o professor Alessandro, o grupo tem como um dos seus objetivos principais a divulgação de obras do repertório brasileiro para quinteto de metais e durante a solenidade de abertura da SNCT, eles apresentaram várias canções conhecidas, como Asa Branca, Aquarela do Brasil e Garota de Ipanema.

A conferência de abertura da SNCT foi proferida pela docente e pesquisadora quilombola e gestora do patrimônio cultural Rosinalda Olasèni C. da Silva Simoni. A professora da Universidade Federal do Tocantins e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás falou sobre a importância dos saberes tradicionais das comunidades e a crise socioambiental no Cerrado.

Professora Rosinalda Simoni, na SNCT

A professora Rosi, como gosta de ser chamada, ressaltou a importância de conhecer a forma como as comunidades tradicionais cuidam dos seus quintais para pensar a crise socioambiental: “Falar do Cerrado é falar de um corpo vivo. O Cerrado é território da gente e enfrenta um problema sem precedentes. Sua destruição é uma crise civilizatória. Mas nos quintais dos territórios, um terreiro de conhecimentos e um laboratório de práticas ancestrais, a experiência de cuidar é outra. É preciso pensar no manejo sustentável da terra, pensar no que a terra está sentindo e nos preocupar com o meio ambiente”

 

SNCT IFG 2025

A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) 2025 do IFG está sendo realizada pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), de Extensão (Proex) e de Ensino (Proen) até o dia 23 de outubro.

Segundo os organizadores, a expectativa é de que cerca de 500 pessoas passem pelo local por dia, entre estudantes, professores, técnicos administrativos, pesquisadores e comunidade em geral. 

Até o dia 23 de outubro, dentro da SNCT IFG 2025 serão realizados os seguintes eventos: a 18ª edição do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sict/IFG), com apresentações de diversas pesquisas realizadas por estudantes e servidores da Instituição, de forma oral ou por meio de pôster; a 2ª Feira Integrada de Ciências (2° FeCin); a 2ª Feira de Economia Solidária (Fesol); o Hackathon H2GO! com o tema “Planeta Água”; o 2° Encontro Internacional da Pós-graduação (Eipós); o 2° Encontro de Núcleos Incubadores (Eni); a 5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/IFG; e o Conhecendo o IFG (CIFG).

Além desses eventos, serão realizadas várias conferências e palestras, feira de trocas de livros, observações astronômicas, apresentações artísticas, mostras científicas e oficinas de laboratórios Maker, Inteligência Artificial, além da Mostra Criar Cienciarte, com exibição de filmes, apresentações teatrais e culturais. A programação completa da SNCT pode ser conferida no site: https://www.even3.com.br/snctifg-2025-623103/ .

A SNCT do IFG está sendo realizada com recursos oriundos de editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e recursos próprios da Instituição. O evento faz parte da 22ª SNCT, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo tema é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.”

 

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página