Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > Reciclagem de tampinhas plásticas e assistência a gatinhos abandonados aliam educação ambiental e ação social no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página
Flash da Ciência

Reciclagem de tampinhas plásticas e assistência a gatinhos abandonados aliam educação ambiental e ação social no Câmpus Goiânia

Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 11h10 | Última atualização em Quarta, 19 de Novembro de 2025, 12h21

Câmpus Goiânia e projeto EcoCats são parceiros em ação de extensão divulgada no podcast Flash da Ciência

Projeto de extensão: "Coleta de tampinhas plásticas no IFG para apoio ao Projeto EcoCats” é assunto do novo episódio do podcast Flash da Ciência, disponível no Spotify.
Projeto de extensão: "Coleta de tampinhas plásticas no IFG para apoio ao Projeto EcoCats” é assunto do novo episódio do podcast Flash da Ciência, disponível no Spotify.

Na Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec 2025)* do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), um dos destaques é o projeto de extensão de coleta de tampinhas plásticas, que une a reciclagem de tampinhas de garrafas PET e a assistência a gatinhos abandonados nas ruas. A ação é assunto do novo episódio do podcast Flash da Ciência, disponível no Spotify.

O projeto de extensão de coleta de tampinhas plásticas, realizado no Câmpus Goiânia do IFG, é um exemplo de como o gerenciamento de resíduos pode colaborar com o meio ambiente, a saúde pública e o bem-estar animal, assuntos que se relacionam com a temática da Secitec 2025: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

No episódio nº 13 do Flash da Ciência, o público confere uma entrevista com o coordenador do projeto de extensão e professor do Câmpus Goiânia do IFG, Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, a voluntária da organização não - governamental (ONG) Projeto EcoCats, Milena Araújo Rocha, e a estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia do IFG, Ana Beatriz da Silva Fernandes, que é voluntária na ação de extensão.

Escute o novo episódio do Flash da Ciência

Na entrevista, o professor Thomas de Castro Leal explica como o trabalho de coleta de tampinhas plásticas no Câmpus Goiânia do IFG contribui com a castração de gatos de ruas em Goiânia, por meio da parceria entre o câmpus e o projeto EcoCats. Além disso, ele apresenta as ações de mobilização já realizadas e as que ocorrerão junto à comunidade acadêmica do câmpus para a educação ambiental e ensina quais tampinhas plásticas podem ser doadas nos pontos de coleta.

O docente apresenta dados alarmantes sobre a má gestão de plásticos e os impactos dos microplásticos no país. “Hoje o Brasil ele consome mais de 10,3 milhões de toneladas de plástico por ano e somente 24% desse plástico é reciclado, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria do Plástico”, destaca Thomas.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia, Ana Beatriz Fernandes, o professor Thomas Leal, e a voluntária do Projeto EcoCats, Milena Rocha.

No episódio, a voluntária da ONG Projeto EcoCats, Milena Araújo Rocha, fala sobre os desafios enfrentados por organizações não-governamentais que ajudam gatos abandonados  e a carência de ações efetivas para a saúde pública animal. Ela apresenta o valor que é pago pelo quilo de tampinhas plásticas arrecadadas pelo projeto e como esse orçamento é destinado à castração e à compra de alimentos para os felinos. Milena apresenta também os contatos para que mais interessados possam contribuir com o Projeto EcoCats.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia do IFG, Ana Beatriz da Silva Fernandes, voluntária na ação de coleta de tampinhas no câmpus, relata sua experiência de pôr em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula por meio desse projeto de extensão com foco na educação ambiental.

O podcast Flash da Ciência é um projeto de comunicação institucional realizado pela Coordenação de Comunicação Social (CCS) do Câmpus Goiânia do IFG, que visa incentivar e divulgar para a comunidade as ações de ensino, pesquisa e extensão produzidas por alunos e servidores do câmpus. Nesse episódio, a apresentação foi de Mayara Jordana, trabalhos técnicos de Emerson Fagundes e produção de Charles Alves, servidores da CCS.


*O Câmpus Goiânia do IFG teve projeto aprovado para a realização da Secitec 2025 a partir da Chamada Pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por meio do Programa Nacional de Popularização da Ciência - Pop Ciência, do CNPq.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página