Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Itumbiara > Notícias do Câmpus Itumbiara > Evento deste ano teve um maior número de trabalhos inscritos, totalizando 71 envios
Início do conteúdo da página
Secitec 2025

Evento deste ano teve um maior número de trabalhos inscritos, totalizando 71 envios

Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2025, 11h31 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 09h17

Recursos hídricos foi o tema geral de 2025

A oficina com caneta 3D despertou o interesse em muitos visitantes
A oficina com caneta 3D despertou o interesse de muitos visitantes

 

Durante três dias, o IFG Câmpus Itumbiara promoveu o seu maior evento anual: a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec 2025), organizada pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), e em parceira com a Direção-Geral, Departamento Acadêmico e núcleos de pesquisa. 

Os quase 500 visitantes da Semana se envolveram em inúmeras atividades e tiveram à disposição muito conhecimento científico. Da doação de mudas à exposição de moedas; da montagem de Lego aos painéis solares; da pintura com terra aos cálculos matemáticos; da dança ao bullying, foram muitos os temas abordados.

Em relação às exposições, foram cinco organizadas por servidores e alunos do Câmpus: Aplicações matemáticas para práticas sustentáveis; fotografia sobre o rio Paranaíba; Exposição Numismática (representação das águas em moedas); painéis com os temas ODS e Tecnologia Social; infográfico da geração solar do IFG de Itumbiara; e ainda um painel das Bacias Hidrográficas do espaço urbano da cidade.

Quanto às oficinas, foram 16 realizadas e os mais variados temas propostas, tais como: sistemas lineares, fotografia, saneamento ambiental, bacia hidrográfica, comando numérico computadorizado, robótica, simulador 3D de plantas industriais, pintura com terra, saúde sexual, estágio e currículo, soldagem eletrônica, matemática e sustentabilidade, observação astronômica, libras com música, educação científica, química, sistemas lineares, preservação de mananciais, bacia hidrográfica do Rio Paranaíba. Na programação da Secitec também teve apresentações culturais e artísticas, palestra sobre Inteligência Artificial (IA), roda de conversa e observação astronômica.

 

IFG Truck
E mais, além dessa variedade de temas, os participantes da Secitec tiveram o privilégio de conhecer o IFG Truck,  laboratório maker itinerante do Instituto Federal de Goiás (IFG). O veículo trouxe a cultura do “faça você mesmo” para o evento e ficou estacionado no Câmpus por três dias. No Truck os visitantes puderam apreciar e aprender sobre o funcionamento e uso de canetas e impressoras 3D, e muitos aproveitaram para criar desenhos com filamentos a partir de moldes prontos. 

Robótica Lego
Pelo segundo ano consecutivo ocorreu a oficina de “Robótica Lego” na Secitec, para a alegria e diversão de quem estava circulando pelo evento, isso porque ao final da atividade, os participantes comandaram uma corrida das bicicletas para ver qual seria a mais veloz. Essa dinâmica de construção de veículos com peças de Lego sempre chama bastante a atenção de quem está na Secitec, e neste ano a ação foi proposta pelo estudante do curso Técnico em Eletrotécnica, Thales Fleury Santos.

Meio Ambiente


Outra ação de destaque promovida na Secitec 2025 foi o “Pit Stop - Educação Ambiental e reciclagem” em parceria com a Estação Reciclar. Durante a atividade foram coletados itens recicláveis como papelão e embalagens de plástico e metal; evitando assim que esses materiais fossem descartados incorretamente na cidade, na natureza ou nos rios. E mais, outra relevante ação em prol do meio ambiente foi a doação de mudas, executada pela Associação Agrosaúde, que realiza ações com foco na saúde, num futuro sustentável, na conexão com a sociedade e em prol de hortas comunitárias. 

 

Trabalhos premiados
Um dos saldos positivos da Secitec deste ano foi o aumento significativo do número de trabalhos inscritos para a apresentação. Foram 83 submissões, sendo que dessas 71 foram aprovadas. Desse total, 26 escolhidas para apresentação oral e 45 para a sessão de pôsteres. Entre os autores, estavam alunos e professores do Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso, do Instituto Francisco de Assis (IFA) e também do IFG Câmpus Itumbiara. Confira a lista dos premiados: 

SESSÃO ORAL 1 - ÁREA DA EDUCAÇÃO
Título do trabalho premiado: Diário Reflexivo: uma prática narrativa da pesquisa
Autoria: Anair Araújo

SESSÃO ORAL 2 - ÁREA DA ENGENHARIA
Título do trabalho premiado: Análise comparativa entre simulações e medições em um protótipo didático de linha de transmissão
Autoria: Anna Karolyna Marques, Micael Ferreira, Igor Fernandes, Eryc Dias, Marcelo Escobar

SESSÃO ORAL 3 - ÁREA DA ENGENHARIA
Título do trabalho premiado: Desenvolvimento de um traçador de curva solar de baixo custo com ajuste de curva para o padrão STC
Autoria: Ghunter Paulo Viajante, Marcelo Escobar e Eric Neri Chaves

SESSÃO ORAL 1 - ÁREA DA QUÍMICA
Título do trabalho premiado: Análise do agrotóxico clorpirifós em bebidas à base de laranja destinadas ao público infantil
Autoria: Alliny Faria Santana, Simone Machado, Adilson Correia

SESSÃO PÔSTER  1 - ÁREA DA ENGENHARIA
Título do trabalho premiado: Ferramenta de aprendizagem para reconhecimento de ondas de eletrocardiograma 
Autoria: Emile Silva, Marcelo Escobar, Miguel Alexandre Barbosa

SESSÃO PÔSTER  2 - ÁREA DA QUÍMICA/DEMAIS ÁREAS
Título do trabalho premiado: O uso do filme Divertida Mente como estratégia didática para o ensino sobre emoções e hormônios no sexto ano
Autoria: Gustavo Henrique Silva, Geovana de Souza, Eduardo Oliveira

 

Mostra de Ciências
A Comissão Científica, da 4ª Mostra de Ciências do Ensino Médio do IFG de Itumbiara, premiou os melhores trabalhos apresentados também. Foram 12  grupos participantes, cada um formado por alunos dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Química ou Agroindústria; e orientados por professores do Câmpus.

ÁREA: Ciências Exatas e Engenharias
TRABALHO PREMIADO: Caixa de compostagem inteligente
AUTORES: Josemar Alves, Anny Gabriely Borges, João Victor Borges, Layla Yasmin Camargos

ÁREA: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias. 
TRABALHO PREMIADO:  Às margens do Rio Paranaíba: retratos do Cerrado e da Biodiversidade
AUTORES: Daniela Oliveira, Fabiano Lúcio Peres, Giovana Martins, Carlos Euripedes da Silva, Gabriela Almeida

ÁREA: Ciências da Natureza e Tecnologia de Alimentos
TRABALHO PREMIADO:  BioFish energia: miniusina sustentável de biodiesel 
AUTORES: Tatiana Rosa Aparecida, João Gabriel Silva, Vitor Hugo Pereira

 

Competição de robótica
Pelo segundo ano seguido, a equipe Robovolt conquistou o primeiro lugar na competição de robótica da Secitec. O robô deles venceu a disputa das três melhores voltas pelo trajeto mapeado. Os integrantes da equipe vencedora foram: Enzo Ribeiro, Erick Cavalcante, Luca Toni, Matheus Henrique Vitalino e Ramon Lopes. A medalha de prata ficou com a equipe Raccoom.

Escolas visitantes 
Estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Adoniro Martins de Andrade, participaram do minicurso “A química da água: do copo ao oceano”, realizado no laboratório e sob a supervisão da profa. Tatiana Aparecida Rosa. O objetivo da atividade foi o de ensinar aos participantes conhecer e reconhecer a importância da preservação da água, e contribuir para a minimização da poluição ambiental. Os estudantes visitantes estavam acompanhados pela egressa do curso de Licenciatura em Química, do Câmpus Itumbiara, profa. Caroline Drigo. A experiência prática no laboratório estava alinhada ao tema geral da Secitec 2025 que foi “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.”

Além do Adoniro, alunos do Colégio Damores do Amara participaram da Mostra de Ciências da Secitec.

Visitantes do CEPI Adoniro
Visitantes do CEPI Adoniro

 

Apoio e realização
A Secitec teve o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). E ainda contou com a parceria da Prefeitura de Itumbiara, da Cargill Agrícola S/A - Fundação Cargill (Voluntariado) e do Instituto Euvaldo Lodi Itumbiara - Agente de Integração de Estágio (IEL).


Visite o site geral do evento.

Veja algumas fotos no álbum de fotos do Google.

 

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página