Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia) > IFG > Câmpus > Jataí > Notícias do Câmpus Jataí > Câmpus Jataí realiza projeto de educação popular
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Câmpus Jataí realiza projeto de educação popular

Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2025, 18h55 | Última atualização em Segunda, 29 de Setembro de 2025, 18h55
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí realiza o projeto “Educação Popular na Pós-Graduação em Ciências e Matemática: um panorama na profissionalização docente”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) via Edital nº 21/2024. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências (PPGCEM) o projeto é coordenado pela professora Rita Rodrigues Souza.

A equipe do projeto vem atuando desde maio de 2025 em atividades de leitura, discussão e participação em eventos técnico-acadêmicos e culturais do Câmpus. A equipe conta comos professores Aladir Ferreira da Silva Junior, Aline Silva Luiz, Leizer Fernandes Moraes, Luan e Mara Rúbia Rodrigues de Souza Moraes. Entre as ações, destacam-se submissões de trabalhos e minicurso à 1ª Semana de Licenciatura (Semlic) e ao 12º Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, que neste ano tem como tema “Educação, equidade e justiça social – desafios contemporâneos e possibilidades para a criação de outro mundo”.

O apoio institucional contou com a articulação do diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues, em parceria com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, professor Paulo Henrique, e o gerente de Administração, Paulo Roberto, que viabilizaram a implantação do projeto. A integração entre diferentes setores marcou o processo de acolhimento, demonstrando a força do trabalho coletivo e a relevância da iniciativa para a comunidade acadêmica. Além do suporte administrativo e pedagógico, o projeto também resultou em ações de cuidado com os espaços do Câmpus.

Um exemplo foi a revitalização do canteiro da Unidade Riachuelo, realizada pela servidora e mestranda em Ciências e Matemática, Lucivânia. Sua dedicação à jardinagem transformou o ambiente em um espaço que expressa amorosidade e generosidade, valores que dialogam diretamente com a filosofia da educação popular. O gesto, além de embelezar o espaço, simboliza acolhimento e valorização da coletividade. A experiência evidencia como o IFG – Câmpus Jataí tem se mobilizado para fortalecer práticas de ensino, pesquisa e extensão pautadas na inclusão, na criticidade e na transformação social, reafirmando seu compromisso com uma educação pública de qualidade, enraizada na vida e nos sonhos da comunidade.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

Fim do conteúdo da página