Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Jataí) > IFG > Câmpus > Valparaíso > Notícias do Câmpus Valparaíso > Curso de Artesã de bordado à mão ensina técnica do macramê aqui no IFG Valparaíso
Início do conteúdo da página
Mulheres mil

Curso de Artesã de bordado à mão ensina técnica do macramê aqui no IFG Valparaíso

Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2025, 18h13 | Última atualização em Segunda, 15 de Dezembro de 2025, 18h31

Veja mais aqui

 Professora Gislane, primeira à esquerda, e as alunas Jeane e Lorena
Professora Gislane, primeira à esquerda, e as alunas Jeane e Lorena

Suporte de plantas! Esta foi a "mão na arte" no macramê dessa sexta-feira, 12 de dez. O macramê utiliza as mãos para tecelar, não utilizando agulhas como no crochê. A aula faz parte do curso de Artesã de bordado à mão ofertado neste segundo semestre de 2025 no IFG Valparaíso. Artesã de bordado à mão é uma Formação Inicial Continuada (FIC), dentro do Programa Mulheres Mil.

As mulheres já passaram por diversas aulas além do aprendizado com o macramê, como conta a aluna Edilene Dias, desde matemática, informática a cidadania das mulheres. Sobre as aulas de macramê, Edilene ressalta que foi uma inovação em sua vida, ela já sabia o crochê, com o macramê já fez itens como chaveiro, árvore de natal, porta guardanapo: "Um aprendizado muito bom para o dia a dia, para diminuir o estresse, a gente ocupa a mente".

A professora desta técnica, que também pode ser vista como uma obra de arte, é a Gislane kelles: "O macramê é uma arte única que te conecta com pessoas. Aprender essa técnica te faz bem em vários sentidos. Mas para mim, o principal é que ela te ensina a desacelerar. É preciso ter paciência para transformar fios simples em peças que encantam".

As mulheres têm aula 3x na semana no IFG Valparaíso. Sobre participar do Mulheres Mil, Lorena Matos, também estudante do curso, destaca: "Um aprendizado diferente, uma resiliência, no início a gente acha difícil mas depois a gente aprende a persistência e também a alegria de conhecer as mulheres, uma fortalece a outra".

Nessa sexta-feira, 19 de dez, está previsto a formatura das participantes do projeto Mulheres Mil 2º semestre 2025 no IFG Valparaíso.


Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso

 

Fim do conteúdo da página