Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática oferta vagas para ações afirmativas e ampla concorrência
Do total de 25 vagas, sete são para a população negra, indígenas e pessoas com deficiência
Serão abertas nesta quarta-feira, 4 de abril, as inscrições para a seleção do Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG). Os interessados deverão inscrever-se até o dia 23 deste mês para concorrer a uma das 25 vagas, sendo 18 para ampla concorrência e sete para Ações Afirmativas de inclusão da população negra (preta e parda), indígenas e pessoas com deficiência, conforme Resolução do Conselho Superior do IFG.
O curso é ofertado na modalidade presencial e terá duração máxima de 30 meses, contados a partir da matrícula do aluno, e tem como público-alvo os licenciados, bacharéis e tecnólogos que atuam, preferencialmente, nas disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática do Ensino Médio, e professores de Ciências e de Matemática do Ensino Fundamental, desde que portadores de diploma de curso superior. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70.
No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma das seguintes linhas/sublinhas de pesquisa: No ato da inscrição o candidato deverá optar por uma das seguintes linhas/sublinhas de pesquisa: Linha 1 - Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática (sublinhas: Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, Educação Matemática; Ensino de Física; Ensino de Química); Linha 2 - Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade e Linha 3 - Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e para Matemática (sublinhas: Currículo e avaliação; Linguagem, cultura e sociedade; e Políticas e gestão da educação e da sala de aula).
O candidato deverá indicar, no formulário de inscrição online: o nome de dois docentes para possível orientador da mesma linha (como primeira e segunda opção); e o nome de um docente (terceira opção), não necessariamente da mesma linha de pesquisa, para caso de redimensionamento do projeto, sendo que esta indicação não garante, necessariamente, que o docente escolhido será efetivamente o orientador definitivo.
Pré-projeto
O pré-projeto de pesquisa, a ser entregue junto da documentação exigida no edital (item 8) e deve seguir modelo disponibilizado pelo IFG. O candidato, no ato da inscrição e ao preencher o formulário online, descrito no item 4.1 do edital, deverá fazer o upload do Pré-projeto de pesquisa (PP) no formato PDF, seguindo as orientações estabelecidas no item 4.8.
Documentação
Toda a documentação requerida no edital (item 8) deverá ser deverá ser enviada por SEDEX ou entregue pessoalmente, para a Coordenação da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Câmpus Jataí, situado à Rua Riachuelo, nº 2090, Setor Samuel Graham em Jataí. Para os candidatos que optarem em entregar pessoalmente, a formalização da entrega deverá ser realizada do dia 4 a 24 de abril, das 7h às 13h. No caso de documentação enviada por SEDEX, a data máxima para postagem será 23 de abril.
Prova
O cronograma com todas as datas que regem a seleção está disponível no edital e os candidatos devem ficar atentos às possíveis retificações que possam ocorrer no documento. A seleção prevê a realização e seis etapas, que incluem uma prova escrita a ser aplicada aos candidatos no próximo dia 19 de maio, às 8h, nas dependências do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás.
Acesse o Edital nº 008/2018: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao
Acesse o Modelo do Pré-Projeto de Pesquisa
Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo deste Edital poderão ser obtidas por meio do e-mail: posgraduacao.jatai@ifg.edu.br
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
17/11/2025 09h49
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Seminário de Gestores começa no IFG
06/11/2025 09h02
Comunicados (Servidor)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Questionário do projeto "Caminhos para Aposentadoria: Preparação e Cidadania": suspensão temporária
22/05/2025 12h33
COMUNICADO DA REITORIA DO IFG
16/05/2025 19h19
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
Tira-dúvidas | PGD -- Horários
01/04/2025 16h04
Para servidores: formação em mediação de conflitos
17/03/2025 14h30
Resultado Preliminar - Afastamento Pós-Graduação Reitoria
14/02/2025 17h43
Editais abertos: Pesquisa MCTI-FINEP | Apoio financeiro
26/12/2024 14h14
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48


Redes Sociais