Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Questionários de autoavaliação estão disponíveis para a comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Questionários de autoavaliação estão disponíveis para a comunidade acadêmica

Criado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 11h48 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 14h42

Servidores do Câmpus Águas Lindas podem avaliar aspectos da vida institucional e apresentar sugestões de melhorias

Questionários podem ser respondidos até 15 de dezembro
Questionários podem ser respondidos até 15 de dezembro

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás, comissão permanente constituída para conduzir os processos internos de avaliação da Instituição, disponibilizou nesta quinta-feira, 1º de novembro, os questionários para a coleta de dados da autoavaliação institucional interna referente ao ano de 2018. Os questionários podem ser respondidos por servidores e estudantes de graduação e pós-graduação dos 14 câmpus e da reitoria do IFG até o dia 15 de dezembro. Nessa edição, serão avaliados os eixos de planejamento; autoavaliação institucional; e políticas acadêmicas.

Compreendida como um processo de compromisso coletivo e formativo de diagnóstico, a avaliação proposta pela CPA tem como objetivos identificar as potencialidades e as fragilidades institucionais e propor melhorias nas atividades, cursos, programas, projetos e setores. 

Segundo a CPA, a autoavaliação institucional é um instrumento muito importante para a Instituição. A partir dos resultados obtidos por meio da consulta à comunidade e da consolidação das respostas em um relatório, os dados poderão ser utilizados nas discussões e processos deliberativos, a fim de promover melhorias  no IFG.  Prevista na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional, junto com a avaliação externa, é um dos principais instrumentos usados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para analisar as instituições de ensino superior.

 

O questionário

Para o processo de autoavaliação institucional de 2018, os questionários passaram por mudanças importantes. Segundo a CPA, o principal instrumento de coleta de dados consiste em um questionário tipo Survey, estruturado com perguntas fechadas e um espaço para sugestões e críticas. De acordo com a Comissão, “o questionário agora está mais sucinto. O tempo médio para responder suas questões é menor que dois minutos. Além disso, ele pode ser respondido em dispositivos móveis”.

Os questionários estão disponíveis na plataforma Survey. Após uma explicação geral, é possível acessá-los por segmento: docentes, técnico-administrativos e discente (graduação e pós-graduação).

No Câmpus Águas Lindas, a avaliação pode ser feitas por todos (as) servidores (as). 

Construídos de forma a abranger as especificidades de cada segmento da comunidade acadêmica, os questionários, quanto ao conteúdo, abordam de forma concisa e objetiva os eixos de planejamento/avaliação institucional e políticas acadêmicas.

 

Sobre a CPA

Formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e encarregada de promover e coordenar a autoavaliação institucional, a CPA tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.

A Comissão, que é responsável por efetivar a constituição das subcomissões de autoavaliação dos câmpus do IFG, é regida por regulamento próprio e tem como principais atribuições a definição dos instrumentos para a autoavaliação institucional, o planejamento e a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional. Além disso, a Comissão é encarregada de sistematizar e apresentar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em suas avaliações institucionais.

  


Acesse o questionário.

Saiba mais sobre a CPA.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página