Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG inicia mapeamento das ações institucionais por meio de formulário eletrônico
Início do conteúdo da página
COVID-19

IFG inicia mapeamento das ações institucionais por meio de formulário eletrônico

Criado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 10h46 | Última atualização em Sexta, 24 de Abril de 2020, 10h56

A participação da comunidade acadêmica é fundamental para que sejam levantadas as informações

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inicia o mapeamento das ações institucionais que estão sendo realizadas pela comunidade acadêmica da Reitoria e dos 14 câmpus da Instituição, desde o início da pandemia. O mapeamento, cuja participação da comunidade acadêmica é fundamental, objetiva reunir informações sobre todas as iniciativas desenvolvidas para o enfrentamento ao coronavírus e à Covid-19, para que as ações possam ter maior visibilidade, por meio do trabalho dos setores de comunicação social da Instituição, além de serem conhecidas pelo Comitê Operativo de Emergência Covid-19 da Instituição.

A ideia para o mapeamento surgiu a partir de diálogo entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Diretoria de Comunicação Social, responsável pela elaboração do formulário de cadastro e pela campanha de divulgação da ação. A iniciativa conta também com as sugestões e com o apoio da Diretoria Executiva e da Diretoria de Tecnologia da Informação.

À princípio, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete, elaborou uma planilha onde estavam sendo lançadas as ações institucionais que constam de divulgações em notícias e no boletim produzido pelo Comitê, além de informações encaminhadas pelo Colégio de Dirigentes. Como as ações estão se multiplicando, o mapeamento foi pensado para que seja possível obter informações sobre todas as ações institucionais relativas à pandemia.

Para o pró-reitor Paulo Francinete, o mapeamento será útil ao grupo de trabalho que faz parte do Comitê Operativo de Emergência Covid-19 e que está coordenando o planejamento e execução das ações, em especial, das que possuem aporte financeiro de recursos. “Esses dados podem ajudar o Comitê a deliberar sobre novas ações e ampliar as que estão em desenvolvimento”, ressalta. A importância de se levantar todas as ações é ressaltada pela Diretora Executiva, Adriana Ferreira: “Precisamos mapear. Isso vai ser histórico”.

 

Formulário

O formulário permitirá acompanhar as ações diariamente e, para isso, é fundamental o apoio da comunidade acadêmica no cadastramento das informações. A cada nova ação, os responsáveis deverão realizar um novo cadastro. Ações em grupo devem ser cadastradas por apenas um dos integrantes, evitando-se duplicidade no cadastro. É importante destacar que para acessar o formulário, o integrante da comunidade acadêmica deverá entrar com o seu e-mail institucional. Isso permite que ele possa preencher o cadastro mais de uma vez. Se o preenchimento fosse liberado por acesso por um e-mail do gmail, por exemplo, só seria possível o preenchimento uma vez. 

No formulário deverão ser informados dados como: nome, e-mail, telefone de contato, nome da ação, resumo (contendo os objetivos, comunidades beneficiadas, descritivo da ação e outros), tipo da ação, área, unidade do IFG a qual está vinculada, se há ou não parceiros e o nome deles, campo para inclusão (por meio de upload) de vídeo da ação e fotografias, além de outras informações importantes. O documento é de fácil preenchimento, com questões abertas, para redação de frases ou parágrafos curtos, e de múltipla escolha. Basta uns minutos e a ação estará cadastrada.

O formulário deve ser acessado aqui: https://forms.gle/iR1zJkLnty69b6LQ9

 

Visibilidade

As informações serão usadas na redação de notícias, pelos setores de comunicação dos câmpus aos quais pertencem as ações, além da Reitoria, conforme informa a diretora de Comunicação Social, Adriana Souza Campos. “A intenção é que possamos ter os dados para produção de novas matérias, quando for o caso, sendo de responsabilidade de cada setor de comunicação o trabalho de avaliação, sobre qual a melhor forma de realizar a divulgação das ações de sua respectiva unidade”, destaca.

Com o apoio dos comunicadores dos câmpus do IFG, a Diretoria de Comunicação está realizando um trabalho em rede, divulgando as ações, as informações e documentos institucionais, além de outras relacionadas à pandemia. Reportagens especiais, detalhando as ações, estão sendo publicadas também. Todas as ações institucionais de enfrentamento do coronavírus estão reunidas na página: www.ifg.edu.br/coronavirus

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página