Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Senador Canedo > Notícias do Câmpus Senador Canedo > Câmpus Senador Canedo celebra a formação de 37 mulheres no curso de Porteira e Vigia
Início do conteúdo da página
Mulheres Mil

Câmpus Senador Canedo celebra a formação de 37 mulheres no curso de Porteira e Vigia

Publicado: Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 10h28 | Última atualização em Quarta, 10 de Dezembro de 2025, 10h34

Programa qualifica profissionais para inserção no mercado de trabalho e inclusão produtiva

 


Emoção, esse foi o tom da cerimônia de certificação do curso de Porteira e Vigia oferecido pelo Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do Programa Mulheres Mil. O evento realizado na noite desta terça-feira, 09, no auditório, celebrou a conquista de 37 mulheres, que concluíram o curso após três meses de dedicação aos estudos.

O Diretor de Pós-Graduação do IFG, Wanderley Azevedo de Brito, que representou a reitora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, destacou que o Programa Mulheres Mil é uma política essencial para a transformação social.

Segundo Wanderley, a proposta “busca reconhecer e valorizar o potencial” das participantes, oferecendo formação que abre caminhos para a independência econômica e social, algo que, como afirmou, possibilita “a construção de um futuro melhor”.

O Diretor-Geral do Câmpus Senador Canedo, Paulo César de Sousa Santos, ressaltou a alegria da conclusão de um curso, que o momento simboliza a coroação do esforço e superação das mulheres. “Vocês aceitaram o desafio, enfrentaram as dificuldades e equilibraram as responsabilidades. Chegaram até aqui e isso é motivo de grande orgulho de todos nós”, disse.

 

Diretor-Geral do Câmpus, Paulo César de Sousa Santos, entrega certificado a concluinte do curso Porteira e Vigia do Programa Mulheres Mil

 

Paulo explicou que o curso abre portas para a inserção das mulheres no mundo do trabalho e fortalece a autoestima das participantes, permitindo que cada uma reconheça sua própria força. Para ele, o Programa Mulheres Mil não se limita ao ensino técnico, mas amplia horizontes e incentiva que as formandas sigam adiante com confiança, levando para suas famílias os frutos dessa conquista.

A Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Brunna Carolinne Rocha Silva, compartilhou a trajetória de sua avó, que estudou pouco e trabalhou muito para que os filhos estudassem. Ela afirmou que muitas das concluintes, assim como sua avó, estão “quebrando um ciclo”, e transformando as suas vidas e de suas famílias.

“Hoje é um dia muito especial, porque nós sabemos como foi difícil para essas meninas chegarem até aqui. Não foi fácil, vocês são vencedoras”, disse Camila Lorrana.

A Coordenadora do Programa Mulheres Mil no Câmpus, Camila Lorrane Rodrigues, emocionada, ressaltou o esforço das cursistas. “Hoje é um dia muito especial, porque nós sabemos como foi difícil para essas meninas chegarem até aqui. Não foi fácil, vocês são vencedoras”, disse.

Camila explicou ainda que o Mulheres Mil busca criar condições reais para autonomia e autoestima, dizendo que, em meio às desigualdades que atingem a vida das mulheres, é essencial garantir oportunidades: “Nosso curso pode garantir outras possibilidades”, destacou, lembrando que o programa abre caminhos e fortalece o protagonismo feminino.

 

Relatos das concluintes

Escolhida para representar a turma, a concluinte Laura Soares Ferreira Silva emocionou o público ao afirmar que cada uma das mulheres presentes carrega “uma história que merece ser honrada”. Em seu discurso, ela destacou trajetórias de resistência, recomeço e superação, lembrando que muitas enfrentaram portas fechadas e desafios profundos.

Ao afirmar que nenhuma mulher “nasce forte, mas se torna quando a vida tenta derrubá-la”, Laura sintetizou o espírito do curso e o significado simbólico de receber o certificado.

 

Casa cheia, auditório lotado, para a entrega dos diplomas de conclusão de curso para as cursistas de Porteira e Vigia do Mulheres Mil

 

A cursista Maria Dilma descreveu a experiência como “maravilhosa” e disse que o curso representou uma oportunidade inédita em sua vida, já que até então havia estudado apenas informática. Contou que aprendeu muito ao longo das aulas, elogiando a equipe pedagógica por ser “prestativa, educadíssima e muito inteligente para passar o conteúdo”, reforçando como a formação ampliou seus horizontes.

Já Marinete da Silva Campos afirmou que o curso foi “magnífico” e destacou que estava há muito tempo sem estudar devido à correria do dia a dia. Ela expressou gratidão pela oportunidade gratuita oferecida pelo IFG, lembrando que muitas mulheres não têm condições de pagar por uma qualificação. Para Marinete, o Mulheres Mil cumpre um papel essencial ao abrir portas para quem mais precisa, algo que, segundo ela, foi “muito gratificante”.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

Fim do conteúdo da página