Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos de iniciação científica são apresentados no 18º SICT
Início do conteúdo da página
SNTC

Trabalhos de iniciação científica são apresentados no 18º SICT

Publicado: Sexta, 24 de Outubro de 2025, 22h08 | Última atualização em Segunda, 17 de Novembro de 2025, 11h32

Seminário foi realizado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG, que se encerrou na última quinta-feira

Câmpus Águas Lindas apresentou os resultados de 17 trabalhos científicos no 18º SICT
Câmpus Águas Lindas apresentou os resultados de 17 trabalhos científicos no 18º SICT

Mais de 250 trabalhos de iniciação científica, desenvolvido nos diversos câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG), foram apresentados durante o 18º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), que se encerrou nesta quarta-feira, 22. As apresentações ocorreram nas modalidades de pôster e comunicação oral.

O 18º SICT teve dois dias de duração e integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFG, que seguiu até dia 23 com programações diversificadas dos eventos: 2ª Feira Integrada de Ciências (2° FeCin); 2ª Feira de Economia Solidária (Fesol); Hackathon H2GO!; Congresso Internacional da Pós-graduação (CinterPós/Eipós); 2° Encontro de Núcleos Incubadores; 5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca SIB/IFG; e Conhecendo o IFG.

 

Educação Ambiental 

A apresentação e participação no 18º SICT/IFG/2021 é obrigatória para todos os projetos aprovados nos Editais PIBICTI publicados no ano de 2024, e que as atividades tenham sido desenvolvidas até agosto de 2025. Também foram apresentados projetos vinculados ao PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af, PIBIC/PIBIC-Af e PIBITI/PIBITIAf, do ciclo 2024/2025 e que submeteram o relatório final no SUAP dentro do prazo regulamentar. Mesmo se tratando de uma atividade obrigatória, a apresentação de trabalhos no SICT gera muita expectativa nos pesquisadores.

A estudante do Câmpus Águas Lindas Natália Costa da Silva apresentou oralmente o trabalho "Espécies arbóreas do cerrado goiano em listas de extinção: explorando a educação ambiental para fins de conservação", e diz já estar ansiosa para as próximas edições do evento. "Foi muito gratificante poder compartilhar os resultados do nosso trabalho e perceber o interesse e as contribuições de outros participantes", conta.

Ela é estudante do sexto período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e foi orientada pelo professor Herick Soares de Santana, ocasião em que apresentaram o resultado do trabalho desenvolvido na área de educação ambiental.

 

Ciências da Saúde 

Já o estudante Carlos Eduardo dos Santos Prado apresentou o pôster de sua pesquisa intitulada “Boa noite, Cinderela: substâncias facilitadoras de crimes", na qual investiga quais substâncias são usadas para facilitar esses crimes. "Analisamos que fármacos sedativos (benzodiazepínicos) e o próprio álcool causam sedação e amnésia nas vítimas, qual seria o papel das farmácias no controle desses medicamentos e, principalmente, buscamos traçar o verdadeiro perfil desse golpe no Brasil", explica.

Ele está cursando o terceiro ano de Análises Clínicas e foi orientado pelo professor Fábio Teixeira Kuhn.  Carlos conta ainda ter ficado entusiasmado com a participação no evento: "o SICT é um espaço onde pudemos vivenciar a divulgação científica e conhecer trabalhos desenvolvidos em diversas áreas, o que nos abre um horizonte sobre o meio científico" finaliza.

 

Veja mais fotos do evento.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria e Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página