NEABI promove roda de conversa sobre relações étnico-raciais a partir da obra de Abdias Nascimento
Atividade discutiu o racismo estrutural e o papel da educação na construção de uma sociedade antirracista, reunindo estudantes do Ensino Médio Integrado, da EJA e dos cursos superiores
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFG Câmpus Uruaçu promoveu, no dia 29 de junho, no auditório Elizete Soares de Sena, roda de conversa sobre as relações étnico-raciais, tendo como ponto de partida a obra O Genocídio do Negro Brasileiro, de Abdias Nascimento. A atividade teve como objetivo promover um espaço de formação crítica sobre o racismo estrutural e reafirmar o compromisso da educação com a promoção da equidade racial.
Ao longo dos debates, os convidados abordaram temas como o racismo estrutural, o genocídio da população negra e o papel do Estado na produção e na manutenção das desigualdades raciais. Também foram discutidas a memória e a resistência do povo negro, as políticas afirmativas e o papel da educação na construção de práticas antirracistas.
Formação crítica e o compromisso da educação pública
Para os organizadores, mais do que lembrar o passado, discutir o genocídio da população negra é compreender como o racismo ainda estrutura desigualdades no presente e reconhecer o papel da educação na construção de uma sociedade justa, democrática e antirracista.
A proposta encontrou eco na participação dos estudantes, que contribuíram ativamente com perguntas, reflexões e relatos de experiências. O envolvimento demonstrou o interesse do público pelos temas abordados e ampliou o debate sobre racismo, desigualdades sociais e o papel da escola na promoção da justiça social.
Os convidados
A roda de conversa reuniu dois docentes com atuação nas relações étnico-raciais:
O professor Fernando Viana, docente do IFG Câmpus Itumbiara, é pesquisador e estudioso das relações étnico-raciais, com atuação em temas relacionados ao racismo, aos direitos humanos e à educação.
O professor João Eratóstenes Doulgras Cardoso, docente do IFG Câmpus Uruaçu e integrante do NEABI, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas às relações étnico-raciais, à diversidade e à formação crítica.
Sobre a atividade e sua importância
Promovida pelo NEABI do IFG Câmpus Uruaçu como atividade de ensino, a roda de conversa reuniu estudantes do Ensino Médio Integrado, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos cursos superiores em torno de um debate que ultrapassa os limites da sala de aula. Ao colocar a obra de Abdias Nascimento no centro da discussão, a iniciativa reafirma o compromisso institucional do IFG com a implementação da Lei nº 10.639/2003 e com uma educação para as relações étnico-raciais capaz de formar cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a justiça social.
Confira mais registros no Instagram.
Coordenação de Comunicação Social | Câmpus Uruaçu


Redes Sociais