Eventos vão movimentar o IFG e a comunidade externa nos próximos três meses
JIF Goiás, Festival de Artes e Festival de Culturas Negras compõem a programação

A movimentação será intensa. Só para os Jogos do Instituto Federal de Goiás (JIF Goiás), que ocorrerão de 9 a 12 de setembro, a previsão é de que cerca de 700 estudantes participem, além dos servidores e professores. Pelos corredores do Câmpus Uruaçu, durante o VII Encontro de Culturas Negras, de 2 a 4 de outubro, a perspectiva é de que aproximadamente mil pessoas passem por lá nos três dias de evento. E no final do ano, de 17 a 19 de novembro, a cidade de Goiás vai receber o XVIII Festival de Artes de Goiás. A estimativa é de que circulem pelos espaços e ruas da cidade mais de mil participantes.
A coordenadora de Eventos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG, Gerda Arianna da Silva Gomes, destaca que “cada um dos nossos eventos institucionais é pensado como um ponto de encontro e de fortalecimento da vida acadêmica e cultural dos nossos estudantes e servidores com a comunidade”. Os eventos, segundo ela, reforçam o papel do IFG na promoção da cultura, da diversidade e da educação em todo o estado.
No VII Encontro de Culturas Negras, em Uruaçu, “teremos um espaço de reflexão, diálogo e fortalecimento das lutas sociais, com destaque para o protagonismo das mulheres negras do Centro-Oeste. Já no XVIII Festival, a expectativa é reunir diferentes linguagens artísticas em diálogo, explorando o tema “Encruzilhadas” e ocupando tanto os espaços acadêmicos do IFG quanto o patrimônio histórico da cidade”, afirma Gerda.
JIF Goiás
No JIF, “os atletas vão se concentrar e disputar as medalhas em Senador Canedo. As disputas serão nas modalidades de futebol, basquete, vôlei, vôlei de praia, handebol, atletismo, tênis de mesa e xadrez. Os jogos ocorrerão no câmpus, no Centro de Iniciação Esportiva (CIE), no Ginásio Jardim das Oliveiras, na pista de atletismo da Prefeitura e no Cerrado Beach, que é uma quadra de vôlei de areia. O evento conta com apoio da Prefeitura de Senador Canedo, que cedeu os espaços para a realização das competições.
O diferencial deste ano, afirma o coordenador dos jogos, professor do IFG Ewerton Grassi, é o retorno “do formato em uma única etapa, substituindo o que vigorou entre 2018 e 2024”, diz. Para ele, “nesse formato, existe uma maior integração entre os estudantes, uma vez que todos os alunos envolvidos com projetos esportivos estarão ativos ao mesmo tempo. Proporciona também maior tempo livre, uma vez que os jogos se distribuem em um espaço maior. Esse tempo é fundamental para que nossos estudantes possam interagir, se envolver com outras modalidades/atividades diferentes daquelas que estão acostumados a praticar”, comenta.
O professor está otimista com o evento deste ano. Segundo ele, a edição de 2024 foi uma das mais bem avaliadas dos últimos anos, o que aumenta a responsabilidade. “O JIF é o produto final de um ciclo que se inicia na sala de aula de Educação Física, passa pelos projetos de iniciação científica e treinamento e culmina nas competições. O coletivo de professores de educação física do IFG se empenha para proporcionar opções de práticas corporais, especialmente de práticas esportivas que ofereçam opções aos estudantes na construção de sua formação na Instituição”, comenta. Por fim, Ewerton comenta que por meio dos projetos de ensino é possível aumentar a sensação de pertencimento ao IFG, o que funciona como uma estratégia eficiente de combate à evasão.
Culturas Negras
O segundo grande evento a ser realizado neste semestre será o II Encontro de Culturas Negras, de 2 a 4 de outubro, no Câmpus Uruaçu. O tema deste ano será as “Mulheres negras do Centro-Oeste: por reparação e bem viver”.
Coordenadora do evento, a diretora do câmpus, Andreia Alves do Prado, conta que, pela primeira vez, haverá uma programação integrada com o VII Congresso Brasileiro de Pesquisadoras(es) Negras(os) da Região Centro-Oeste (COPENE-CO), além da integração com o XI Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais e o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola.
Sobre o tema, Andreia diz que “destaca duas classes sociais que historicamente enfrentam a discriminação estrutural e nos convida a refletir e a construir caminhos de justiça, equidade e valorização das culturas negras. Será um espaço de diálogo e produção de conhecimento, reunindo pesquisadoras(es), educadores(as), quilombolas, indígenas, comunidades tradicionais e convidados(as) de todo o país”, finaliza.
Festival de Artes
De 17 a 19 de novembro, a cidade de Goiás será palco do maior evento artístico do IFG. Com o tema “Encruzilhadas”, o Festival de Artes terá atividades no câmpus do IFG, no Teatro São Joaquim e outros espaços ainda a serem confirmados.
“Dizemos estar numa encruzilhada quando vivemos algum dilema. E a dúvida é inerente à noção: afinal, a encruzilhada é onde os caminhos se encontram ou se afastam? É o centro para o qual se converge ou do qual se expande? Ponto de partida ou de chegada? Podemos afirmar que ela intriga justamente por não ser dicotômica e que instiga por sua dualidade: não sendo uma coisa ou outra, é todas de uma só vez, sem exclusão”, explica o coordenador do evento, professor Carlos Cipriano.
Encruzilhadas, segundo o professor, perpassam por dilemas, caminhos, possibilidades e impasses éticos de escolhas pessoais e coletivas, “que definem quem somos e para onde vamos”. São espaços de permanência e deslocamentos, o caminhar juntos, entre o conhecido e o inesperado. Trata-se não somente da formação do universo, mas de comunicação, movimento e transformação, cujos caminhos são postos à prova.
“Um lugar em que forças distintas não se anulam, mas coexistem sem perder suas singularidades, e se tensionam para gerar novos caminhos”, complementa. O professor reflete ainda: “É nas encruzilhadas que trajetórias se encontram, se confrontam, se bifurcam, se reinventam e se reinauguram. Escolher as encruzilhadas como tema é afirmar que a arte não se contenta com respostas prontas. Ela é chamada a provocar deslocamentos, a tensionar fronteiras, a abrir passagens entre mundos, furando bolhas reais e imaginárias”.
Sobre as perspectivas, Cipriano conta que em 2024 a edição do Festival foi muito bem avaliada. “Estudantes, servidores, artistas e público vivenciaram momentos de interação e fruição muito proveitosos. Neste ano, esperamos repetir o feito, acentuando no evento o que ele tem de melhor: seu caráter festivo e alegre, de celebração da arte e da vida. A encruzilhada é o lugar do encontro e da escolha. O Festival se propõe a ser exatamente isso: um espaço onde diferentes caminhos artísticos se cruzam, abrindo passagens para novos diálogos e futuros possíveis”, finaliza o professor.
Pró-Reitoria de Extensão.
Notícias (Servidor)
Secretaria Nacional de Juventude visita LabJuv e participa de plenária sobre políticas públicas para juventudes
25/03/2026 18h57
Servidores podem se inscrever para nova seleção do Programa Institucional de Bolsas de Graduação e Especialização
23/03/2026 14h17
Publicados editais para interessados em cadastrar projetos de pesquisa e inovação em fluxo contínuo
16/03/2026 15h36
Comunicados (Servidor)
RSC dos cargos técnico-administrativos do IFG
19/05/2026 10h43
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Majoração de carga horária docente
05/03/2026 10h00
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
Comunicado: dedetização da Reitoria (dia 26/12)
22/12/2025 12h28
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Questionário do projeto "Caminhos para Aposentadoria: Preparação e Cidadania": suspensão temporária
22/05/2025 12h33
COMUNICADO DA REITORIA DO IFG
16/05/2025 19h19


Redes Sociais