Atividades do projeto passam a ser realizadas de forma virtual
A etapa Goiânia, com participação de alunos do IFG e de outras instituições, será concluída em maio
A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou mudanças na condução da etapa Goiânia do projeto LAPASSION, mas não tirou o ânimo dos participantes. Todas as atividades passaram a ser desenvolvidas virtualmente. Na próxima sexta-feira, eles vão terminar o curso de Design Thinking e, nas seis semanas seguintes, os times se dedicarão exclusivamente ao desenvolvimento das soluções para os desafios propostos.
A etapa Goiânia do projeto, com o tema Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável, teve início em 9 de março. Ela conta com a participação de 13 estudantes do IFG, de cinco instituições parceiras, sendo dois alunos de cada uma delas (IFTM, IPP, TAMK, PUC-Chile e DUOC). Também participam um aluno de cada uma das seguintes instituições: Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).
Depois de se preparem com os cursos oferecidos, os participantes – que foram divididos em cinco times – devem apresentar propostas de solução dos desafios para as contrapartes (empresas e/ou secretarias municipais de Goiânia e Senador Canedo).
A expectativa dos participantes e do coordenador do projeto no IFG, professor Ruberley Rodrigues de Souza, é de que a apresentação das soluções finais possa ser feita presencialmente. Mas caso haja necessidade de manutenção do isolamento social até maio, até a etapa final será realizada de forma virtual.
As atividades do LAPASSION@Goiânia passaram a ser realizadas virtualmente a partir da terceira semana de execução. As duas primeiras semanas, segundo Ruberley, foram de intensas atividades presenciais com a realização de dinâmicas para que os alunos se conhecerem e para divisão dos times e distribuição dos desafios. Também houve um workshop sobre contrato de aprendizagem e a elaboração dos contratos de aprendizagem pelos times, além da primeira etapa do curso de Design Thinking.
A partir de 23 de março, o projeto passou a ser desenvolvido de forma virtual, utilizando-se as plataforma de webconferência da RNP e Discord. Os times tiveram mais aulas do curso de Design Thinking, reuniões com os tutores e apresentaram, cada um, seu plano de trabalho e síntese do trabalho de campo.
O resultado, na avaliação de Ruberley, foi surpreendente. Essa também é a opinião do professor Carlos Ramos (IPP), coordenador-geral do Projeto Lapassion: "Fantástico! Estive vendo as cinco apresentações e é incrível como eles estão fazendo um trabalho desses, na terceira semana, e com todas as dificuldades destes tempos".
Projeto
Elaborado por um consórcio de 13 instituições de ensino superior, o projeto conta com cinco instituições brasileiras: IFG; Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal do Maranhão (IFMA); e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); duas chilenas (Fundação do Instituto Profissional – DUOC; Pontifícia Universidade Católica do Chile – PUC); duas uruguaias (Universidade Tecnológica do Uruguai – UTEC; Universidade da República do Uruguai – UDELAR); uma portuguesa (Instituto Politécnico do Porto – IPP); duas espanholas (Universidade de Vigo – UVIGO; e Universidade de Salamanca – USal); e uma finlandesa (Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere – TAMK). Participam também do consórcio duas associações: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação de Empresas de Portugal (AEP).
O projeto teve seu início em novembro de 2017. Segundo o cronograma do LAPASSION, neste ano, serão realizadas as quatro últimas etapas. Participam dessa fase o IFG, o IFAM, o IFSul e a DUOC/PUC-Chile. Nesse período, além do tema do IFG (Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável), serão abordadas as seguintes temáticas: Tecnologias socioambientais para a sustentabilidade da Amazônia (IFAM); Como melhorar as condições de acessibilidade (IFSul); Como contribuir para criar cidades inteligentes (DUOC/PUC-Chile).
Conheça o site do LAPASSION e saiba mais sobre o projeto.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
Comunicados (Servidor)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Orientações sobre o RSC para os servidores técnico-administrativos após a publicação do Decreto Federal nº 13.048
03/07/2026 18h47
RSC dos cargos técnico-administrativos do IFG
19/05/2026 10h43
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Majoração de carga horária docente
05/03/2026 10h00
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
Comunicado: dedetização da Reitoria (dia 26/12)
22/12/2025 12h28
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00


Redes Sociais