IFG Anápolis abre inscrições para o projeto Mães Unidas
Curso gratuito e a distância preparará mães para serem multiplicadoras de conhecimentos a outras mães, com capacitação, voluntarismo e sororidade
Estão abertas até o dia 7 de setembro as inscrições para mães interessadas em participarem do Projeto Mães Unidas, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O projeto será desenvolvido nos câmpus Anápolis (uma turma) e Goiânia Oeste (duas turmas) e visa capacitar mães voluntárias para dar assistência a gestantes e mães em situação de vulnerabilidade social. O curso é gratuito, com docentes do IFG e será desenvolvido totalmente a distância. Para inscrever-se, clique aqui.
O Projeto
O projeto parte da ideia de que os desafios que as gestantes e mães de crianças de até dois anos enfrentam, especialmente quando expostas a situações de vulnerabilidade social, são imensos e reais, sendo imprescindível que se busquem formas de promover ações para que essas mulheres possam transformar as realidades em que estão inseridas. Dessa maneira, o projeto Mães Unidas se propõe a capacitar outras mães voluntárias para que possam prestar assistência a essas gestantes e mães, o que exige que se desenvolva nessas voluntárias um olhar formativo.
Para a diretora do Câmpus Anápolis, Elza Gabriela Godinho Miranda, "participar do projeto é uma oportunidade de crescimento pessoal, por meio do acesso aos conteúdos das disciplinas do curso, e, ao mesmo tempo, desenvolver importantíssimo papel social, além de exercício da sororidade. Ninguém melhor do que uma mãe para falar com outra mãe e ajudá-la na superação dos desafios que essa tarefa impõe".
Dessa forma, o projeto proporcionará a jovens mães a participação em curso no qual serão formadas como multiplicadoras dos conteúdos trabalhados. Esse curso se destina a pessoas que se encaixem no perfil do projeto: mães/gestantes jovens, em situação de vulnerabilidade social, que já participem de serviço voluntário e que tenham interesse de trabalhar futuramente com outras mães. Algumas das disciplinas dessa etapa do projeto são: Noções de Direitos Humanos e Assistência Jurídica, Noções de Cidadania e Assistência Social, Noções de Saúde e Bem-Estar Materno-Infantil e Formação e Fortalecimento de Vínculos Familiares, sendo que o curso será desenvolvido totalmente on-line.
Inscrições
O curso se destina a mulheres que sejam ou tenham sido mães, de forma natural ou por adoção e que tenham mais de 18 anos, possuam ensino fundamental completo e não estejam cumprindo pena por crime previsto na Lei Maria da Penha ou pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. As inscrições serão feitas on-line, preenchendo o formulário de inscrição.
Veja o cronograma do Projeto:
|
Data |
Etapa |
|
20 de agosto a 07 de setembro/2020 |
Inscrição das estudantes |
|
08 a 11 de setembro/2020 |
Seleção das estudantes inscritas |
|
14 de setembro/2020 |
Publicação do resultado da seleção |
|
15 a 30 de setembro |
Curso de Ambientação no Moodle para as estudantes |
|
03 de outubro a 05 de dezembro/2020 |
Desenvolvimento das disciplinas do curso |
Parcerias
Além do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do IFG, o projeto conta ainda com as seguintes instituições parceiras: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres - Prefeitura de Goiânia; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda - Prefeitura de Anápolis; Secretaria de Assistência Social - Prefeitura de Aparecida de Goiânia; e Organização das Voluntárias de Goiás – OVG.
Acesse o Formulário de Inscrição
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis
Notícias (Servidor)
Comunicados (Servidor)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Orientações sobre o RSC para os servidores técnico-administrativos após a publicação do Decreto Federal nº 13.048
03/07/2026 18h47
RSC dos cargos técnico-administrativos do IFG
19/05/2026 10h43
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Majoração de carga horária docente
05/03/2026 10h00
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
Comunicado: dedetização da Reitoria (dia 26/12)
22/12/2025 12h28
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00


Redes Sociais