IFG vai ofertar Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade
Previsão de publicação do edital de seleção é ainda no primeiro semestre de 2021
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou esta semana a oferta de mais um curso de pós-graduação stricto sensu do Instituto Federal de Goiás (IFG). O curso de mestrado em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade será oferecido no Câmpus Goiânia a partir do próximo ano.
O público-alvo do curso serão os graduados em engenharia, tecnologia, licenciatura e bacharelado nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Biotecnologia, Materiais e Meio Ambiente, com diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG, professor Paulo Francinete Silva Junior, a aprovação desse novo curso e de outros dois, em novembro, “representa um marco institucional na atuação da pós-graduação stricto sensu. E tenho certeza de que servirá de motivação para elaboração e submissão de novas propostas de mestrados e doutorados junto à Capes. Esses novos cursos vão se somar aos de pós-graduação lato sensu, que são ofertados ou estão sendo criados, e aos cursos stricto sensu já existentes”, comemora.
Atualmente, o IFG oferta 11 especializações e os mestrados profissionais em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Câmpus Anápolis, Artes (Câmpus Aparecida) e Educação para Ciências e Matemática (Câmpus Jataí). Recentemente, foram aprovados um mestrado acadêmico, em Educação, e o primeiro Doutorado Profissional, em Educação para Ciências e Matemática. Segundo o pró-reitor, o resultado não poderia ser diferente diante da qualidade dos projetos submetidos e do empenho de servidores na construção desses projetos. “A aprovação desses três novos cursos é uma conquista de todo o estado de Goiás, que passa a contar com três novos cursos públicos e gratuitos de pós-graduação stricto sensu”, afirma.
Objetivos e público
Diretor de Pós-graduação, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), Daywes Pinheiro Neto afirma que o objetivo desse novo mestrado é “empreender a formação profissional avançada e interdisciplinar em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade, com cooperação interinstitucional, nacional e internacional, visando à formação de profissionais aptos a promoverem o desenvolvimento e a difusão de soluções técnicas e tecnológicas sustentáveis para o atendimento de demandas da sociedade”, afirma. A perspectiva do gestor é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre de 2021.
Entre os objetivos específicos do curso, além de qualificar os profissionais para o mercado do trabalho, atuar na inovação tecnológica, com foco na gestão de processos e recursos sustentáveis, propor soluções energéticas com a aplicação de energias renováveis; desenvolver ferramentas de modelagem e gestão de sistemas tecnológicos e sustentáveis; desenvolver sistemas de reaproveitamento, gestão e otimização de recursos naturais, e de proteção e uso sustentável de sistemas ambientais etc.
Acesse o documento de aprovação dos cursos publicado pela CAPES.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria
Notícias (Servidor)
Comunicados (Servidor)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Orientações sobre o RSC para os servidores técnico-administrativos após a publicação do Decreto Federal nº 13.048
03/07/2026 18h47
RSC dos cargos técnico-administrativos do IFG
19/05/2026 10h43
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Majoração de carga horária docente
05/03/2026 10h00
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
Comunicado: dedetização da Reitoria (dia 26/12)
22/12/2025 12h28
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00


Redes Sociais