Parceria entre Câmpus Goiânia e Receita Federal entrega minicomputadores a instituições de ensino
Após descaracterização de aparelhos apreendidos, realizada por docentes e estudantes do câmpus, cerca de 400 minicomputadores são destinados a cinco municípios goianos
Solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 17 de maio, no Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia marcou o início da distribuição de cerca de 400 minicomputadores a instituições públicas de ensino de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Itumbiara e Uruaçu. A ação é resultado do projeto Além do Horizonte que visa a descaracterização de equipamentos apreendidos pela Receita Federal do Brasil, conhecidos como TV Box, para destinação sustentável e com finalidade educacional.
Os equipamentos apreendidos pela Receita Federal originalmente eram aparelhos de TV Box importados de forma irregular, adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos. O Câmpus Goiânia atuou na transformação desse material em minicomputadores, retirando o software que dá acesso ilegalmente aos satélites e reconfigurando-o para funcionar como uma CPU, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos.
Esse processo contou com a participação de docentes e estudantes do Câmpus Goiânia. “Nós fizemos a descaracterização dos equipamentos e a possibilidade de novo uso. Eu conheci o Projeto Além do Horizonte, que já existia, que reaproveita o equipamento – TV Box – e pra nós conseguirmos atuar nas três linhas: ensino, pesquisa e extensão”, comenta o professor Eliezer Alves Teixeira, das área de Elétrica e Telecomunicações do Câmpus Goiânia.
Evento contou com mesa diretiva composta pelo professor Eliezer Alves Teixeira; diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira; delegado-adjunto da Receita Federal em Goiânia, auditor-Fiscal Djalma Lustosa; superintendente-adjunto da Receita Federal, João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva; diretor-Executivo do IFG, professor José Carlos Barros Silva; e assessora técnica da Anatel, Ana Paula Mendonça Abrão
Para a Receita Federal, a destinação às escolas públicas é importante, além de evitar o descarte desses equipamentos. “O projeto traz para a sociedade vários benefícios por meio do reaproveitamento dos produtos apreendidos. Entre eles, evita a destruição dos equipamentos, que gera custos para o Estado, evita problemas ambientais, auxilia na capacitação de quem vai transformar os equipamentos, traz benefício social, consciência tecnológica e é um projeto-piloto em Goiás”, afirma o diretor-adjunto da Receita Federal do Brasil, Djalma Lustosa.
Segundo a diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, fazer parte do projeto Além do Horizonte auxilia a Instituição na concretização dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. “Quero ressaltar a importância de receber um projeto desses no câmpus porque se tornou um projeto de ensino, pesquisa e extensão. E esse tripé se efetiva ao entregarmos os equipamentos para as prefeituras, que vão encaminhar às escolas públicas. Quero parabenizar toda a equipe, gestores, professores e alunos. Estamos cumprindo nosso papel social”.
José Carlos Barros Silva, diretor Executivo do IFG, no ato representando a reitora, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, reforça o papel social da Instituição com o projeto. “Temos um ganho social com o projeto, cumprimos nosso papel social enquanto instituição e enquanto pessoa. Podemos alcançar um maior número de pessoas com projetos como esse, temos um ganho econômico, ambiental, educacional. Agradeço o trabalho de todos vocês”.
Equipe do Câmpus Goiânia responsável pela descaracterização dos aparelhos de TV Box
De acordo com a Receita Federal, o projeto teve origem em Minas Gerais a partir de parcerias com a Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Lavras e o Instituto Federal Sul de Minas. Em todo o Brasil, foram entregues 3.325 minicomputadores a partir dessa descaracterização.
Recurso para educação
O superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais de Aparecida de Goiânia, Luciano Rogerio Fernandes, afirma que as doações vão ser úteis para a inclusão digital de mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino. “Estamos construindo uma cidade inteligente e isso passa pela educação. Já fizemos parceria com IFG em 2019 na área de inteligência artificial e agora com o espaço maker vamos dar a noção às crianças sobre tecnologia”, explica. Além de Luciano, esteve presente também no evento a secretária Municipal de Educação de Itumbiara, Silvana Fernandes Matos Macedo.
Secretária Municipal de Educação de Itumbiara, Silvana Fernandes Matos Macedo, e Luciano Rogerio Fernandes, superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais de Aparecida de Goiânia, após assinatura do termo de doação dos equipamentos
A finalidade educacional dos equipamentos apreendidos é vista pela Receita Federal como algo positivo. “É muito gratificante participar de um evento em que nós não somos vistos como cobradores e fiscalizadores. Essa parceria com o IFG e com outros institutos é uma satisfação pra nós, pois temos um estoque grande da TV Box. Estamos à disposição para continuarmos essa parceria”, conclui o superintendente-adjunto da Receita Federal do Brasil, João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva.
“É uma iniciativa extraordinária, pois temos um volume grande de apreensão e a destruição dos equipamentos gera muito custo. A gente vislumbra possibilidades de transformar em outras coisas além da CPU”, completa Ana Paula Mendonça Abrão, que esteve na solenidade de entrega dos minicomputadores representando o gerente Regional da Anatel nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, Paulo Aurélio Pereira da Silva.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia com colaboração da Diretoria de Comunicação do IFG.
Notícias (Servidor)
“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
17/11/2025 09h49
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Seminário de Gestores começa no IFG
06/11/2025 09h02
Comunicados (Servidor)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Questionário do projeto "Caminhos para Aposentadoria: Preparação e Cidadania": suspensão temporária
22/05/2025 12h33
COMUNICADO DA REITORIA DO IFG
16/05/2025 19h19
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
Tira-dúvidas | PGD -- Horários
01/04/2025 16h04
Para servidores: formação em mediação de conflitos
17/03/2025 14h30
Resultado Preliminar - Afastamento Pós-Graduação Reitoria
14/02/2025 17h43
Editais abertos: Pesquisa MCTI-FINEP | Apoio financeiro
26/12/2024 14h14
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48


Redes Sociais