"Vozes da Internacionalização": Conif ganha ouro no Prêmio de Excelência da WFCP
Na última quarta-feira (25/9), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi anunciado como o vencedor do Prêmio de Excelência da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês). A premiação ocorreu durante o Congresso da WFCP, em Montego Bay, Jamaica.
O Conselho concorreu à categoria “Cidadania Global” com o e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores (as) da Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.
O projeto narra 82 histórias de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio da Rede Federal ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter), em parceria com as Diretorias de Relações Internacionais e de Comunicação do Conif, e publicada pela editora do Instituto Federal Catarinense (IFC).
Para o vice-presidente de Relações Institucionais do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, a premiação é resultado do comprometimento do Conif e da Rede Federal com o avanço da Educação Profissional e Tecnológica no país.
“O Conif e a Rede Federal se consolidam entre as principais instituições do mundo, demonstrando o papel e a importância que a gente tem, o quanto estamos alinhados com o que acontece de mais moderno e avançado na Educação Profissional e Tecnológica em todo o mundo”, explica o vice-presidente.
A Rede Federal também foi premiada em outras categorias. O ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Azevedo, ganhou bronze na categoria “Conjunto da Obra”, e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) foi premiado com ouro e prata nas categorias “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e “Desenvolvimento Profissional de Professores”, respectivamente.
IFRJ: projetos premiados
Premiada com ouro na categoria “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a professora Carmelita Gomes da Silva desenvolveu o projeto QUIAMA, que apresenta como a química e a natureza podem coexistir de forma harmônica através dos princípios da Agroecologia. Para o desenvolvimento do projeto, a docente contou com a ajuda da estudante Ohana Barros Diniz.
“É muita emoção ganhar um prêmio desse, é um reconhecimento muito importante. Mas o mais importante mesmo é a gente fazer pelo nosso planeta, que é a nossa Casa-Comum, nossa casa única”, conta, emocionada, a professora.
A estudante Ohana Barros, presente no Congresso da WFCP, também comentou a vitória. “Eu sou muito grata não só por estar representando o corpo estudantil, mas também todos os estudantes que fazem parte do nosso projeto e fazem ele acontecer. O IFRJ é muito importante para nós, abre portas e olhares. Sou muito grata pela imersão, não só dentro da universidade desde tão cedo, mas também nesses eventos como um congresso internacional”, conta a estudante.
O outro projeto do IFRJ premiado é do professor Júlio Page de Castro, do Campus Duque de Caxias. Ele concorreu à categoria “Desenvolvimento Profissional de Professores” com o desdobramento do programa “Professores para o Futuro”, um projeto multicampi, apresentado inicialmente na Finlândia, onde era proposta a implementação de um laboratório de um campus novo, criando ambientes tecnológicos e de aprendizagem.
“A expansão da Rede Federal é uma política pública extremamente necessária para o nosso país. E a expansão também gera essa necessidade da formação inicial e continuada dos professores que possam compreender a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tanto de forma macro quanto nas suas áreas diretas de atuação. Então ser premiado, no maior prêmio internacional da Educação Profissional com projeto que visa essa formação necessária de professores a partir da expansão dos institutos federais é motivo de muita honra e orgulho para mim”, explica o professor do IFRJ.
Delegação da Rede Federal
A premiação faz parte da programação do Congresso da WFCP, cuja edição de 2024 ocorre na Jamaica. O evento, iniciado no dia 22 e com encerramento previsto para o dia 27 de setembro, é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica no mundo. Ele inclui seminários e encontros focados na educação e formação técnico-profissional, abordando temas como o Futuro do Trabalho, Equidade e Inclusão, Migração, Sustentabilidade, além da premiação de boas práticas.
Estão presentes no encontro os reitores Rafael Almada, Rosana Cavalcante, do Instituto Federal do Acre (Ifac), e Marcelo Ponciano, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
Além deles, compõem a delegação da Rede Federal Júlio Page, diretor de Articulação Institucional e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT); Ademário Íris da Silva e Carmelita Gomes Silva, professores EBTT; Edilson Pimenta, coordenador de Relações Internacionais do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Luiz Eduardo Guedes, diretor de Relações Internacionais do Instituto Federal do Acre (Ifac); Elane Kreile Manhães, professora e coordenadora de Relações Governamentais do Instituto Federal Fluminense (IFF); e Ohana Barros Diniz, estudante do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Arquivo Pessoal
Notícias (Servidor)
“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
17/11/2025 09h49
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Seminário de Gestores começa no IFG
06/11/2025 09h02
Comunicados (Servidor)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Questionário do projeto "Caminhos para Aposentadoria: Preparação e Cidadania": suspensão temporária
22/05/2025 12h33
COMUNICADO DA REITORIA DO IFG
16/05/2025 19h19
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
Tira-dúvidas | PGD -- Horários
01/04/2025 16h04
Para servidores: formação em mediação de conflitos
17/03/2025 14h30
Resultado Preliminar - Afastamento Pós-Graduação Reitoria
14/02/2025 17h43
Editais abertos: Pesquisa MCTI-FINEP | Apoio financeiro
26/12/2024 14h14
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48


Redes Sociais