Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
Questionários serão disponibilizados em breve para a comunidade acadêmica do IFG
O Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciará em dezembro a autoavaliação institucional referente ao ano de 2025. O processo avaliativo será conduzido e coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os questionários serão divididos por segmento (discente dos cursos de graduação; docente; técnico-administrativo [dos câmpus]; e servidores da Reitoria) e poderão ser acessados e respondidos até o dia 22 de dezembro.
Neste ano, o processo de autoavaliação institucional levará em conta os eixos “Planejamento e avaliação institucional” e “Desenvolvimento institucional”.
De acordo com a presidente da CPA, professora Michele Siqueira, “a avaliação institucional referente a 2025 começará a ser realizada a partir de 1º de dezembro, com a aplicação de formulários de avaliação em todos os câmpus do IFG”.
Como explica a docente, “essa etapa de avaliação contemplará os eixos 1 (Planejamento e avaliação institucional) e 2 (Desenvolvimento institucional) e marca o início do processo trienal de avaliação 2025-2027”.
Falando da importância da participação da comunidade acadêmica, Michele ressaltou: “tendo em vista que no próximo ano passaremos por processo de recredenciamento institucional, a participação de todos os membros da comunidade acadêmica (docentes, discentes de cursos de graduação e técnicos) respondendo aos questionários avaliativos é de extrema relevância. Por isso, contamos com a participação de todos."
Autoavaliação
Fundamental para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Instituição e para o aprimoramento da gestão acadêmica e administrativa, a avaliação institucional fornece subsídios para a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa, extensão e administração e, também, para o cumprimento da responsabilidade social do IFG. E, para que seja realmente efetiva, é preciso que os servidores e alunos de graduação participem do processo avaliativo.
Prevista na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a autoavaliação institucional, junto com a avaliação externa, é um dos principais instrumentos usados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para analisar as instituições de ensino superior.
Ela é um instrumento essencial para o IFG, pois, a partir dos resultados obtidos por meio da consulta à comunidade e da consolidação das respostas em um relatório, os dados poderão ser utilizados nas discussões e processos deliberativos, a fim de promover melhorias na Instituição.
Sobre a CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma instância permanente constituída para conduzir os processos internos de avaliação da Instituição.
Formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica e encarregada de promover e coordenar a autoavaliação institucional, a CPA tem atuação autônoma em relação aos Conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição.
A Comissão é regida por regulamento próprio e tem como principais atribuições definir os instrumentos para a autoavaliação institucional, planejar e elaborar o Relatório de Autoavaliação Institucional. Além disso, a Comissão é encarregada de sistematizar e apresentar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em suas avaliações institucionais.
Para saber mais sobre a CPA ou ter acesso aos relatórios de avaliações de anos anteriores, acesse: https://www.ifg.edu.br/comissoes/cpa
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
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