IFG publica Programa e Plano de Integridade
Documentos apresentam objetivos e diretrizes relacionadas a condutas, à transparência e à ética, entre outros princípios e ações, no âmbito institucional
O Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou portarias normativas que dispõem sobre o Programa de Integridade e o Plano de Integridade referente ao biênio 2026-2028. Os documentos podem ser acessados no Portal da Instituição por meio do link: https://www.ifg.edu.br/comites/cgrc?showall=&start=8
Segundo a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, o Plano de Integridade institucional é um “instrumento que fortalece nossa função de promover a transformação social por meio da educação profissional e tecnológica, alicerçada em princípios como ética, transparência e, sobretudo, integridade”.
Em linhas gerais, o plano tem como objetivo propor ações de forma preventiva, a fim de mitigar práticas de corrupção e fraude, violência no trabalho, irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional.
Além disso, ele busca fomentar a capacitação contínua de agentes públicos, visando ao exercício íntegro de suas atividades; estimular comportamento ético e íntegro no âmbito do IFG; aprimorar a estrutura de governança, integridade, riscos e controles internos; fomentar a adoção de boas práticas de gestão pública e de gestão da ética; fortalecer a transparência e incentivar o uso adequado do canal de denúncias; entre outras ações.
O documento organiza as medidas a serem adotadas pelo IFG no biênio de 2026-2028 e funciona como um desdobramento operacional do conjunto de princípios, estruturas, mecanismos e normas estabelecidos no Programa de Integridade.
Esse Programa, por sua vez, tem como objetivo, entre outras ações, promover a conformidade de condutas, a transparência, a priorização do interesse público e a cultura organizacional voltada à entrega de valor público à sociedade; motivar o comportamento ético e íntegro por meio de orientações e campanhas, além de divulgar o conjunto de diretrizes, normativas de integridade e ações correlatas adotadas internamente com o propósito de prevenir, detectar e corrigir eventuais desvios, fraudes, violência no trabalho, irregularidades e atos de corrupção no âmbito da Instituição e incentivar o uso adequado do canal de acesso à informação, à denúncia e a outras manifestações.
No IFG, fazem parte da comissão responsável pela área de Integridade e pela elaboração dos documentos os servidores Lais Garcez (Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional), André Brito (Ouvidoria), Dean Mardem (Auditoria Interna), Cecília Sousa (Serviço de Informação ao Cidadão), Heloísa Caixeta (Assessoria de Relações Institucionais), Luciano Fracassi (Coordenação de Avaliação e Correição), Fernando Carvalho (Comissão de Ética) e Matheus Pereira (Ouvidoria).
- Acesse os documentos e outras informações sobre a área de Integridade no IFG: https://www.ifg.edu.br/comites/cgrc?showall=&start=8
Diretoria de Comunicação/ Reitoria.
Notícias (Servidor)
Comunicados (Servidor)
Servidores podem requerer RSC-PCCTAE a partir do dia 31 de julho
24/07/2026 12h02
Orientações sobre o RSC para os servidores técnico-administrativos após a publicação do Decreto Federal nº 13.048
03/07/2026 18h47
RSC dos cargos técnico-administrativos do IFG
19/05/2026 10h43
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Majoração de carga horária docente
05/03/2026 10h00
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
Comunicado: dedetização da Reitoria (dia 26/12)
22/12/2025 12h28
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00


Redes Sociais