Segurança do Trabalho
Adicionais Ocupacionais
Elaborar laudo técnico apontando a quais atividades se aplica a periculosidade, a insalubridade, irradiação ionizante e trabalhos com raios-x ou substâncias radioativas, conforme legislação vigente.
Como solicitar - abrir processo eletrônico (via Suap) de solicitação de adicional ocupacional. O processo deverá conter a portaria de localização ou de exercício do servidor interessado e as declarações relacionados abaixo (que são aplicáveis), sem essa documentação o processo será devolvido para complementação.
As declarações estão disponíveis no Suap, na aba documentos, devem ser preenchidas, assinadas eletronicamente pelo interessado e chefia imediata, logo anexadas ao processo.
Para docente:
- Declaração de exposição em atividades de Ensino (SIASS)
- Declaração de exposição em projetos de pesquisa/extensão/produção acadêmica e cultural (SIASS)
- Declaração de exposição à eletricidade (SIASS) – (caso aplicável)
Para Técnico Administrativo em Educação - TAE (caso aplicável):
- Declaração de exposição à agentes biológicos (SIASS)
- Declaração de exposição à agentes químicos (SIASS)
- Declaração de exposição à agentes físicos (SIASS)
- Declaração de exposição à eletricidade (SIASS)
Demais documentos disponíveis no Suap que devem ser enviados à equipe de segurança do trabalho do SIASS:
Para gestantes:
- Comunicado de afastamento de local insalubre/periculoso por gestação/lactação (SIASS)
Para retorno às atividades após afastamento e licença inferior a 180 dias:
- Declaração de não alteração das condições de trabalho
Acesse as informações e documentos:
Informações e orientações sobre adicionais ocupacionais (.pdf 477 KB)
Fluxograma de solicitação de adicionais ocupacionais (.png 90 KB)
Instrução Normativa Nº 15 de março de 2022 (.pdf 92 KB)
Norma Regulamentadora Nº 15 - Atividades e Operações Insalubres (.pdf 1,06 MB)
Norma Regulamentadora Nº 16 - Atividades e Operações Perigosas (.pdf 262 KB)
Informações para o setor de recursos humanos / gestão de pessoas:
Notícias (Servidor)
“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
17/11/2025 09h49
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Seminário de Gestores começa no IFG
06/11/2025 09h02
Comunicados (Servidor)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Questionário do projeto "Caminhos para Aposentadoria: Preparação e Cidadania": suspensão temporária
22/05/2025 12h33
COMUNICADO DA REITORIA DO IFG
16/05/2025 19h19
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
Tira-dúvidas | PGD -- Horários
01/04/2025 16h04
Para servidores: formação em mediação de conflitos
17/03/2025 14h30
Resultado Preliminar - Afastamento Pós-Graduação Reitoria
14/02/2025 17h43
Editais abertos: Pesquisa MCTI-FINEP | Apoio financeiro
26/12/2024 14h14
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48


Redes Sociais