Integração de alunos com a comunidade externa marcou encerramento da VI SECITEC
No último dia de realização da VI SECITEC do IFG Aparecida, 18 de setembro, a programação teve encontro dos estudantes com agentes parceiros, com potenciais futuros alunos e com estudantes egressos, entre mais oficinas, mostras de trabalhos e outras atividades. Organizadores e estudantes fazem uma avaliação muito positiva dos três dias de evento, que teve 77 atividades ofertadas, entre palestras, oficinas e apresentações culturais.
A integração de alunos com agentes parceiros, a comunidade externa e estudantes egressos marcaram o último dia da VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC) do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Na sexta-feira, 18 de setembro, o câmpus recebeu empresas e estudantes externos na Feira das Profissões, estudantes de ensino fundamental de quatro escolas da região em ação nos moldes do projeto Conhecendo o IFG, além de egressos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos superiores em dois momentos do Encontro de Egressos.
Realizada de 16 a 18 de setembro, pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus, o evento teve intensa e variada programação e foi avaliada como muito positiva pela Gepex, a Direção-Geral e os estudantes. Ao todo foram 77 atividades ofertadas, entre palestras, oficinas e apresentações culturais. O diretor-geral Marcos Flávio Mércio de Oliveira considera que a VI SECITEC foi importante para o campus e toda a comunidade. Ele destacou a participação de servidoras e servidores na construção do evento, em especial ao trabalho realizado pela Gepex. A gerente Lillian Pascoa ressaltou o fato de a programação ter agradado os estudantes e a relevância de ter havido interação dos cursos entre si e com os participantes externos.
Os estudantes ouvidos consideram que as atividades foram muito significativas, tanto pelo aprendizado como pelas novas perspectivas que se abriram para suas trajetórias como estudantes e profissionais. É o caso da acadêmica Ana Heloísa Araújo Silva, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. Ela participou da oficina de Cookies e Biscoitos de ora-pro-nóbis e assistiu a algumas apresentações de trabalho na Mostra de Ensino Pesquisa e Extensão. Para Ana Heloísa, os momentos foram enriquecedores pela troca de experiências e por ter passado a ver a atividade de pesquisa de uma forma diferente e mais próxima de sua formação.
A estudante Lara Tomé Azeredo, do curso Técnico Integrado em Alimentos, aproveitou tudo o que pôde. Ela participou das oficinas de Pipa, Carimbó, Dança de Salão, Zumba e Capoeira, também da Feira das Profissões, de apresentações de PIBIC, brincadeiras do Grêmio e karaokê. Lara avalia que a SECITEC foi um evento de suma importância, por ter apresentado relatos de inovação tecnológica desenvolvida pelo IFG e ter proporcionado cultura e entretenimento aos servidores, alunos e a comunidade externa do IFG.
Os estudantes surdos do IFG Aparecida participaram de forma bastante ativa da VI SECITEC, conforme relataram os ministrantes das atividades e os intérpretes de Libras do câmpus. Um exemplo é Brenda Catarine Gomes da Silva, licencianda de Pedagogia Bilíngue, que participou de várias atividades e conta que gostou em especial da oficina de Educação Financeira, assunto que ela sentia necessidade de conhecer. Brenda diz que aprendeu sobre a importância de economizar para o futuro.
Visitantes
Espaço dedicado ao Mundo do Trabalho, a Feira das Profissões foi organizada pela Coordenação do Serviço de Interação Escola-Empresa (COSIEE) do IFG Aparecida. Parceiros e agentes de integração como Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Portal do Estágio e Start Profissional tiveram representantes na SECITEC, apresentando aos estudantes informações sobre vagas de estágio, trabalhos e projetos desenvolvidos pelas empresas. O momento proporcionou aos estudantes o acesso a informações estratégicas e oportunidades para ingressar no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo, os estudantes do IFG Aparecida apresentaram aos visitantes informações sobre seus cursos. Estiveram também presentes, estudantes do IFG - Câmpus Cidade de Goiás.
Quem se encantou muito com a visita ao Câmpus Aparecida de Goiânia foram os estudantes de 1ª e de 2ª fase do ensino fundamental de quatro turmas de três escolas da região de Aparecida de Goiânia. Com uma passagem pelo câmpus nos moldes do projeto Conhecendo o IFG, os potenciais futuros estudantes do IFG Aparecida conheceram laboratórios, salas, refeitório, quadra de esportes, áreas de convivência e outros ambientes do câmpus. Estiveram presentes turmas de 9º ano do Colégio Estadual Jesus Conceição Leal e da Escola Municipal Caraíbas; e duas turmas de 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Cruzeiro do Sul.
Encontro de egressos
O Encontro de Egressos foi realizado em dois momentos, pela manhã e à noite, quando os atuais alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral, técnico integrado ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de graduação tiveram a oportunidade de ouvir relatos dos estudantes egressos. Os ex-alunos falaram de suas vivências e desafios quando estudantes do IFG e das trajetórias acadêmicas e profissionais que seguiram após a conclusão de seus cursos. Eles também responderam a perguntas dos atuais estudantes.
No encontro realizado no período noturno, egressos dos cursos EJA técnico em Alimentos e em Modelagem do Vestuário e do cursos de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue relataram grandes transformações pessoais e profissionais que experienciaram pela realização dos cursos no IFG. Eles destacaram o acolhimento, as aulas práticas e as visitas técnicas como momentos que mais marcaram os estudos dos profissionais técnicos e pedagogos bilíngues. A necessidade de conciliar muitas responsabilidades dentro e fora da escola, além de situações particulares, também foi relatada por duas participantes, que comemoraram por ter insistido e conseguido seguir seus cursos até a formatura. Os participantes deixaram palavras de incentivo aos atuais estudantes.
Os egressos que participaram dos encontros foram Bruna Walker, Enrique Mateus Ladeira e Gustavo Mota (egressos do EMI), Josineide Alves dos Santos Rocha, Adão Torquato de Sousa, Milena Dourado Lima e Priscilla da Paz Xavier (egressos de cursos EJA) e Graziela Aparecida de Abreu e Rodrigo Pacheco (egressos de Pedagogia Bilíngue). Os diálogos e apresentações foram mediados pela chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes.
Mais programação
A programação de sexta-feira da VI SECITEC contou também com as demais atividades que atravessaram os três dias de evento: oficinas; mostras de trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão; apresentações artísticas e atividades da Feira do Livro e da Biblioteca.
Matéria de abertura da VI SECITEC
Eventos integrados e Mostra EPEX
Programação completa do evento
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia


Redes Sociais