Estudantes realizam visita técnica de arte e literatura em Goiânia
Um dos espaços visitados foi a mostra itinerante da 36ª Bienal de SP
.jpeg)
Um dia de muita descoberta, surpresas e cultura! Assim foi a visita técnica que estudantes do IFG Câmpus Itumbiara vivenciaram em Goiânia no dia de ontem, 15 de abril. As turmas dos 2° e 3° anos dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica e em Química viajaram até a capital acompanhados pelas professoras Dalva Ramos (da área de Linguagens) e Daniela Oliveira (da área de Artes). O objetivo foi o de realizar uma atividade interdisciplinar entre Arte e Literatura em três programas culturais:
1- A Mostra Itinerância Goiânia da 36ª Bienal de São Paulo, que este ano tem o tema “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”. A mostra está no no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Goiânia é a primeira das dez cidades do Brasil e do exterior que receberão exposição itinerante da Bienal este ano. O recorte itinerante faz com que “que obras (...) se reconfigurem em diálogo com contextos locais diversos, ativando outras leituras e relações com públicos”; além de ampliar o alcance das obras dos 14 artistas selecionados e promover a descentralização do circuito artístico brasileiro.
2- Exposição Brinquedoscópio – Brinquedos Ópticos e as Visualidades Goianas, no Shopping Bougainville, que reúne brinquedos do século XIX que criam ilusão de movimento. A exposição permite aos visitantes vivenciar “experiência interativa que revela os dispositivos visuais que antecederam o cinema e deram origem à imagem em movimento”.
3- Visita à biblioteca do Museu de Arte Contemporânea de Goiás.
A partir dessa experiência culturalmente rica, os professores tiveram o objetivo de possibilitar aos alunos “o contato direto com diferentes linguagens, estéticas e formas de expressão contemporâneas”. (...) Ampliando o repertório cultural e crítico, estimulando a leitura das obras, a reflexão sobre processos criativos e a relação entre imagem, narrativa e percepção.
De acordo com as professoras organizadoras da atividade, a ção foi um sucesso, principalmente por ter sido para alguns alunos a primeira oportunidade de visita técnica e/ou primeiro contato deles com obras de uma bienal. “Todos gostaram muito! Estavam radiantes”. Elas ainda destacaram que a visita também contou com a colaboração do prof. Cloves da Silva (área de Linguagens).
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.


Redes Sociais