Servidores do Câmpus Luziânia participam de capacitação em primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros
Treinamento reforça o preparo dos servidores para situações de emergência
Em cumprimento à Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, os servidores do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Luziânia participaram, na última quarta-feira (3 de dezembro), de um treinamento sobre noções básicas de primeiros socorros. A capacitação foi conduzida pelo 5º Batalhão Bombeiro Militar – Luziânia e reuniu 77 participantes, entre docentes, técnicos-administrativos e colaboradores terceirizados.
A Lei Lucas determina que escolas públicas e privadas de educação básica realizem, anualmente, formações voltadas para procedimentos iniciais de emergência. No Câmpus Luziânia, o treinamento também foi realizado em fevereiro de 2025, quando 27 servidores foram capacitados em parceria com a Universidade de Rio Verde (UniRV). Com esta nova ação, agora em dezembro, o Câmpus amplia o número de profissionais preparados para atuar em situações críticas com segurança e assertividade.
Durante o treinamento, os bombeiros militares soldado Victor Chaves Teixeira e soldado Luís Felipe Silva Barroso ministraram conteúdos sobre a importância da Lei Lucas e orientações práticas sobre atendimento emergencial. Foram abordados temas como massagem cardíaca, desengasgo, transporte de vítimas, fraturas e desmaios. Os participantes também realizaram atividades práticas, com simulações de manobras de desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP) em adultos, crianças e bebês.
A diretora-geral do Câmpus Luziânia, Ione Velame, destacou a relevância da iniciativa para o ambiente escolar: “A realização da capacitação prevista na Lei nº 13.722/2018, a Lei Lucas, reafirma o compromisso do IFG Câmpus Luziânia com a promoção de um ambiente educacional seguro e preparado. A formação em noções básicas de primeiros socorros fortalece a capacidade de resposta de nossos servidores diante de situações de emergência, garantindo maior proteção aos estudantes e à comunidade acadêmica.”
A capacitação terá continuidade nos próximos anos, conforme previsto na legislação. Um novo treinamento está programado para 2026, com previsão para os meses de junho ou julho.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.


Redes Sociais