Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG divulga boletim informativo de ações
Início do conteúdo da página
Covid-19

IFG divulga boletim informativo de ações

Criado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 19h31 | Última atualização em Quarta, 15 de Abril de 2020, 13h33
No documento, são informadas as ações que a Instituição tem realizado diante do enfrentamento ao coronavírus
O Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou, nesta quinta-feira, 9 de abril, a primeira edição do seu boletim informativo de ações relacionadas ao enfrentamento da Covid-2019. A publicação traz um resumo das ações que estão sendo realizadas na Instituição e foi idealizada pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, em reunião realizada com o Comitê Operativo de Emergência da Instituição (Portaria 561/20).

O boletim foi desenvolvido e publicado por integrantes que compõem o Comitê e tem a finalidade de apresentar as ações que têm sido desenvolvidas na Instituição no período do enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19).

No boletim, são apresentados diversos projetos e ações, inclusive os que levam em consideração o uso de tecnologia, como é o caso das ações que estão sendo realizadas nos câmpus Uruaçu, Luziânia e Senador Canedo, com a produção de máscaras face shield e N95, além de válvulas por meio de impressão 3D.  Além dessas ações, envolvem tecnologia também os projetos que visam à produção de álcool em gel 70% INPM, que estão sendo desenvolvidos pelos câmpus Luziânia e Goiânia. Além dessas unidades do IFG, os câmpus Anápolis, Goiânia Oeste, Uruaçu, Senador Canedo, Itumbiara, Aparecida de Goiânia, Formosa, Inhumas e Cidade de Goiás são alguns dos que aguardam insumos para iniciar suas produções.

 
Ações: comunicação e saúde
Entre as ações que envolvem comunicação e que estão presentes no boletim foi publicizada uma realizada com o Câmpus Itumbiara, que está utilizando o carro oficial, equipado com som, para orientar a população de Itumbiara sobre as formas de se proteger contra o novo coronavírus (Covid-19).

Outra ação envolvendo comunicação é conduzida pelo Câmpus Inhumas, em parceria com o Câmpus Anápolis, que está produzindo vídeos em Linguagem de Sinais (Libras) para levar informações à comunidade de surdos. A ideia, segundo o Câmpus, é produzir uma série de vídeos com temáticas de interesse da população.

Com o objetivo de divulgar os talentos estudantis, também está acontecendo na Instituição a ação “O artista é você, estudante do IFG!”. Essa campanha surgiu a partir do Sarau Virtual IFG, que apresenta convidados em um sarau ao vivo no perfil do IFG no Instagram. A ação está acontecendo desde 24 de março.

No que diz respeito à saúde, o boletim traz também a informação sobre o serviço de psicologia da Coordenação de Assistência Estudantil dos câmpus, que tem atuado na oferta de escuta ativa aos estudantes que se sentem ansiosos, depressivos e com dificuldade de lidar com o isolamento social. O agendamento tem sido feito por WhatsApp institucional e e-mails, e o atendimento é feito por meio da internet ou por troca de textos escritos, conforme a preferência do estudante.
 
 
Mapa de Ações do IFG, desenvolvido pelos grupos Meninas Cientistas e Grupo de Robótica Educacional do Câmpus Uruaçu, a partir da publicação do Boletim Informativo de Ações

Recursos para ações
Uma informação importante que está presente na primeira edição do boletim diz respeito aos recursos que o IFG conseguiu captar, junto à Secretaria Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), no valor de R$ 700 mil. Esse valor será revertido para a atuação da comunidade acadêmica em projetos para atendimento aos órgãos públicos e à comunidade no combate e prevenção à Covid-19. Foram disponibilizados três Termos de Execução Descentralizada (TEDs), com o objetivo de aquisição de insumos para ampliação de produção de álcool em gel e líquido 70% e de sabão líquido para serem destinados, prioritariamente, às unidades de saúde pública. Também serão usados recursos para a compra de insumos para as impressoras 3D para a produção de máscaras e válvulas.
Outro TED, no valor de R$ 12 milhões, veio do Ministério da Saúde e tem como objeto a realização de ações de gestão hospitalar por meio de implantação de centrais de avaliação e monitoramento de antibióticos de uso restrito em hospitais de atendimento especializado de saúde no Estado de Goiás e São Paulo. O projeto terá a participação de 28 servidores (técnicos e professores) de diversos câmpus do IFG. A meta inicial é trabalhar com 10 unidades hospitalares em Goiás e 10 unidades hospitalares em São Paulo. Esse projeto, que tem a previsão de concessão de bolsas de pesquisas a estudantes e pesquisadores do IFG e de outras instituições, começará com estudos sobre a infecção causada pelo coronavírus e com ações de combate.
 
Acesse aqui a primeira edição do Boletim Informativo de Ações do IFG.
Confira as notícias que tratam dessas ações no site do Instituto Federal de Goiás: https://www.ifg.edu.br/coronavirus
 
 
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.
Fim do conteúdo da página