Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Cidade de Goiás > Notícias do Câmpus Cidade de Goiás > Egressos do Bacharelado em Cinema exibem filme na Mostra de Cinema de Tiradentes
Início do conteúdo da página
Cinema

Egressos do Bacharelado em Cinema exibem filme na Mostra de Cinema de Tiradentes

Publicado: Quinta, 29 de Janeiro de 2026, 08h30 | Última atualização em Quinta, 29 de Janeiro de 2026, 11h35

O longa metragem "Vulgo Jenny" foi exibido no último dia 25/01

Debate do filme "Vulgo Jennhy", realizado no dia seguinte da exibição. Crédito da foto: Universo Produções empresa realizadora do festival.
Debate do filme "Vulgo Jennhy", realizado no dia seguinte da exibição. Crédito da foto: Universo Produções empresa realizadora do festival.

O longa metragem "Vulgo Jenny", exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes nesta semana, dia 25/01, domingo, é realizado por uma equipe repleta de egressos do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG-câmpus Cidade de Goiás. A direção é de Viviane Goulart, egressa da segunda turma do Bancine, com equipe técnica composta por outros nomes que também passaram pela Instituição. O filme é o primeiro longa-metragem de Viviane e ganhou espaço nesta Mostra que é a principal janela de exibição de festival brasileiros.

O filme abriu a Mostra Aurora no domingo, 25/01, integrando a seleção dedicada a diretoras e diretores em estreia no formato de longa-metragem. Nesta edição, foram selecionados seis filmes entre cerca de 200 obras inscritas. Na segunda-feira, 26/01,  o filme foi debatido com a presença da curadora e pesquisadora Maria Chiaretti e do roteirista, diretor e curador Ewerton Belico, em uma conversa que aprofundou as questões formais, narrativas e os atravessamentos do filme, reafirmando a Mostra de Tiradentes como espaço de reflexão crítica e troca entre realizadores e público.

Iniciado ainda durante a formação acadêmica de Viviane Goulart, o projeto nasce a partir de seu primeiro roteiro de ficção, desenvolvido na faculdade e posteriormente expandido e transformado ao longo do processo de produção, realizado entre 2023 e 2025 na capital do estado. "A trajetória de Vulgo Jenny evidencia a importância dos espaços públicos de formação, como o IFG, na construção de percursos autorais no cinema brasileiro, e reafirma o papel das políticas públicas de fomento no desenvolvimento de projetos que nascem no ambiente acadêmico e alcançam circuitos nacionais de relevância", enfatiza Viviane Goulart, diretora do filme.

O longa é resultado de uma produção articulada ao processo do curta-metragem Um Homem Nu, que contou com o apoio do Edital de Fomento aos Novos Artistas (2017), do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), sendo a pós-produção de Vulgo Jenny realizada através do Edital de Finalização de Longa-Metragem da Lei Paulo Gustavo (2023), operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. 

 

 Sobre a Mostra

Esta é a 29ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes que ocorre entre os dias 23 a 31 de janeiro. O encontro é um dos mais importantes espaços de encontro, reflexão, formação, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. Ao longo de quase três décadas, o evento consolidou-se como uma plataforma essencial para a renovação do audiovisual nacional, inaugurando o calendário audiovisual brasileiro e reunindo, anualmente, filmes e debates que ajudam a pensar o presente e projetar o futuro do cinema no país.

 

Sinopse do filme

Jenny é uma vendedora ambulante recém-chegada a Goiânia. Enquanto espera o namorado sair da prisão, conhece Rato e Primo, que a ajudam a se manter na cidade. Em meio a tentativas de sobrevivência em um mundo precarizado, que não lhe oferece muito mais do que drogas e bebidas, conhece Gilberto. O encontro rende mais uma história para Marcão.

Ficha tecnica


Elenco: JULIANA DALLE, MARCO COIMBRA, ARTHUR CINTRA, FRED PRAXEDES, ALLAN JACINTO SANTANA
Participação especial: DANIELLE BORGES DA SILVA
Participação: GABRIELA SILVA, CAROLINE LIZ, LETÍCIA LEMES e DENIS CASIMA
Roteiro e direção: VIVIANE GOULART
Assistente de direção: RAFAEL SIMON
Direção de produção: RAFAEL FREIRE
Coordenação de produção e catering: JOÃO BATISTA SILVA
Direção de arte: PAULO PATAKORI e GABRIELA SILVA
Direção de fotografia: YOLANDA MARGARIDA
Assistente de câmera e logger: BRUNA CHAMELET
Som direto: RAFAEL SIMON
Trilha sonora: DÊNIO DE PAULA e FRED PRAXEDES
Montagem: JOÃO BATISTA SILVA
Colorização: LARRY MACHADO
Sound design e mixagem: ALEXANDRE VENTANA
Produção executiva: VIVIANE GOULART e CECÍLIA BRITO
Controller: VINÍCIUS GOULART
Assistente de produção executiva: KEILA DE FREITAS
Assistente de produção e fotografia: GABRIEL FERREIRA
Imagens adicionais: ANA LUIZA REIS DE SÁ, FELIPE MARIANO e VIVIANE GOULART
Som adicional: ARTHUR CINTRA, HENRIQUE DE PAIVA, JOÃO BATISTA SILVA e AGOSTINHO SÍRIA
Assistentes de edição: HENRIQUE RODRIGUES e AGOSTINHO SÍRIA
Identidade visual e designer gráfico: CAROLINA CHICAROLLI
Motion designer: YOLANDA MARGARIDA
Making of e still: RAFAEL FREIRE e AGOSTINHO SÍRIA
Social media: PAULO PATAKORI
Projeto web: PALLAVRA.COM.BR
Produção associada: DAFUQ FILMES
Produtores: VIVIANE GOULART e JOÃO BATISTA SILVA
Produção e pós-produção
Período de gravação: março a julho de 2023

 Crédito das fotos:  Universo Produções empresa realizadora do festival e Mariana Goulart da produção do filme.

Fim do conteúdo da página