Integração de estudantes do ensino médio e da Licenciatura em Dança marca abertura do Dança à Mostra
O espetáculo de abertura, “A Revolução dos Bichos de Paris de Goiás”, uniu diferentes linguagens artísticas na abertura do evento, cuja programação segue até dia 10 no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia
O espetáculo “A Revolução dos Bichos de Paris de Goiás”, com participação dos estudantes dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Edificações e Química, marcou a abertura do evento Dança à Mostra, no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, na noite desta quinta-feira, 5 de fevereiro, na biblioteca do câmpus. A programação do Dança à Mostra segue até dia 10, com diversas atividades (confira na imagem ao final da matéria).
“A Revolução dos Bichos de Paris de Goiás” é resultado da disciplina de Artes e Processo de Criação, do curso de Licenciatura em Dança, e possibilita uma vivência integrada das linguagens de dança, teatro e música, sob orientação dos professores Jayme Marques, Maria de Maria e Germano Lopes. Conforme informações divulgadas pelos professores da disciplina, a montagem, inspirada na obra de George Orwell, revisita a narrativa de uma fazenda onde os animais se rebelam contra a opressão, estabelecendo paralelos com temas como poder, igualdade e corrupção.
A participação conjunta de estudantes do ensino médio e do curso de Licenciatura em Dança fortalece, segundo os professores, a integração entre formação inicial de professores e práticas pedagógicas reais. Eles destacam os resultados da disciplina como um avanço significativo na articulação entre ensino, criação e apresentação artística. “Um exemplo disso, são os estudantes da disciplina de Produção Cultural ofertada na Licenciatura em Dança, que também tiveram a oportunidade de perpassar todas as etapas de planejamento da mostra”, afirmam.
Homenagem à primeira diretora
A abertura do evento contou com uma homenagem à primeira diretora-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, cujo falecimento no dia 2 causou grande consternação no ambiente acadêmico do câmpus e inclusive o adiamento da programação do Dança à Mostra, inicialmente prevista para começar no dia 3. Na abertura desta quinta-feira, houve um momento em que todas as pessoas presentes fizeram um minuto de silêncio em memória de Ana Lucia.
Arte, educação e integração
O Dança à Mostra é um evento promovido pelo Centro Acadêmico da Licenciatura em Dança do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. O coordenador do curso de Licenciatura em Dança, professor Germano Henrique Pereira Lopes, destaca que a importância do Dança à Mostra está em seu caráter agregador e no compartilhamento do que é desenvolvido pelos alunos ao longo de cada semestre em suas disciplinas – “e não só nas disciplinas práticas e não só nas disciplinas de dança, nas disciplinas de arte, nas disciplinas de educação”, explica.
Germano ressalta que o evento, além de ser uma mostra de dança, é uma mostra das produções acadêmicas, de pesquisa e de docência, com momentos de oficinas e palestras, integrando a comunidade acadêmica com convidados, companhias de fora e alunos egressos. “Então é um momento extremamente rico, formador, que vem ganhando força a cada edição. Estamos cada vez mais dotando esse evento de uma estrutura que possa acompanhar essa importância que ele tem”, afirma o coordenador.
Imagens da apresentação de abertura
(crédito das fotos: curso de Licenciatura em Dança - IFG Aparecida
Programação do Dança à Mostra:

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia


Redes Sociais