Projeto de ensino prepara estudantes para Olimpíada Brasileira de Geografia
A OBG é realizada desde 2021 pelos docentes de Geografia do câmpus e esta é a primeira vez que uma equipe se classifica para final
O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) participou da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Esta é quinta vez que o câmpus participa da prova, realizada no âmbito do projeto de ensino “Preparação e execução da prova da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) 2025: um trabalho interdisciplinar”, pelos professores de Geografia, Flávia Aparecida Vieira de Araújo e Rafael de Melo Monteiro.
A Olimpíada é voltada para estudantes do 9º ano do ensino médio de todo Brasil, e acontece em duas partes: a etapa online, a nível estadual, que ocorreu de cinco a 21 de agosto; e a etapa presencial, realizada na cidade de Campinas (SP), de 25 a 28 de novembro, com escolas classificadas por estados do país, em três categorias: privada, pública e pública com processo seletivo.
Dezesseis equipes foram orientadas pelos docentes na primeira etapa, dentre as quais, 13 ganharam medalha de ouro e, pela primeira vez, uma se classificou para a fase final presencial: a equipe "IFMundi", na categoria Escola Pública com Processo Seletivo, formada pelos estudantes Isabella dos Santos Rodrigues, Vitória Rodrigues da Silva e Victor Hugo Peixoto Silva.
A abertura oficial da fase final ocorreu no dia 25 de novembro, no Hotel Premium, em Campinas (SP), e as provas foram realizadas individualmente pelos estudantes nos dias 26 e 27. Na ocasião, os docentes participaram de atividades formativas no III Seminário de Práticas Pedagógicas no Ensino de Geografia, e também foi feita uma visita ao Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A cerimônia de premiação de equipes, com a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, ocorreu na manhã do dia 28 de novembro. O Câmpus Águas Lindas não chegou a ganhar medalhas na segunda etapa, mas os docentes ressaltam a rica experiência que representou a oportunidade de conhecer novos lugares e o convívio com estudantes e professores de todo o país.
A professora Flávia Araújo destaca que a OBG continuará sendo implementada em 2026, como uma atividade permanente no Câmpus Águas Lindas. "Foi uma oportunidade para entender a dinâmica de análise das provas e ter arcabouço teórico e prático para preparação para as próximas edições da OBG. Ficamos felizes em representar o Instituto Federal de Goiás e, pela primeira vez, o Câmpus Águas Lindas", declara.
Instituto de Geociências da Unicamp
A OBG é executada desde 2021 pelos docentes no câmpus e os estudantes ficaram entusiasmados com a primeira oportunidade de participação na fase final presencial. “Para mim não representou apenas uma competição, mas a confirmação de que sonhos podem se transformar em realidade, e que mesmo não ganhando medalhas, os alunos adquirem algo mais importante que é o conhecimento, a experiência e a determinação para tentar novamente no ano seguinte”, declara Victor Hugo Peixoto Silva, da equipe IFMundi.
Os docentes agradecem o apoio da Direção-Geral, da Gerência de Administração e do Departamento de Áreas Acadêmicas do Campus Águas Lindas e da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) do IFG, que ensejaram esforços para a viagem até Campinas e viabilizaram a participação dos estudantes.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas,


Instituto de Geociências da Unicamp
Redes Sociais