Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Uruaçu) > IFG > Câmpus > Goiânia > Notícias do Câmpus Goiânia > IFG participa de lançamento da Rede Coonexa selecionada pelo Capes Global.edu
Início do conteúdo da página
Internacionalização

IFG participa de lançamento da Rede Coonexa selecionada pelo Capes Global.edu

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2026, 12h40

A Rede atuará para ampliar a internacionalização da pós-graduação e desenvolver ações estratégicas

Reitora do IFG, Oneida Cristina, integra a mesa de autoridades durante o lançamento da Rede Coonexa na UFPE (foto: Widma Sandrelly)
Reitora do IFG, Oneida Cristina, integra a mesa de autoridades durante o lançamento da Rede Coonexa na UFPE (foto: Widma Sandrelly)

O Instituto Federal de Goiás (IFG) esteve presente no lançamento da Rede Coonexa - Tecnologias Convergentes para a Sustentabilidade, Inclusão e Cooperação Global sediado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que coordena a iniciativa. Além do IFG, integram a Rede a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). A Rede envolve 106 programas de pós-graduação, sendo que destes, 4 são do IFG.

A reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa, e a coordenadora de Relações Internacionais, Fernanda Oliveira participaram do lançamento. Com investimentos de R$ 18,2 milhões anuais (totalizando R$ 72,8 milhões em quatro anos) oriundos do Edital Capes-Global para internacionalização, destinados ao fortalecimento de ações estratégicas de pesquisa e inovação, formação de recursos humanos, mobilidade docente e discente e pesquisadores visitantes no âmbito da cooperação internacional, a Rede Coonexa está estruturada em três grandes eixos temáticos.

A reitora do IFG, Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lorena Rosa, e a coordenadora de Relações Internacionais, Fernanda Oliveira participaram do lançamento da Rede Coonexa (foto: Widma Sandrelly)

 

Os eixos dialogam diretamente com desafios contemporâneos globais, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com agendas estratégicas nacionais, sendo eles:  Tecnologias Emergentes para Inovação Sustentável; Transição Energética, Sociobioeconomia e Saúde Global; e Democracia, Inclusão, Educação e Justiça Social.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) é uma das instituições selecionadas no Edital nº 13/2025 do Programa CAPES Global.edu. Ao integrar a iniciativa, o IFG assume compromissos de incorporar temas internacionais no currículo e nas atividades letivas da Pós-Graduação, além de estimular estudantes no contato direto com pesquisas de fronteira, metodologias e desafios globais.

A Instituição também incentivará a realização de atividades acadêmicas em parceria com professores e pesquisadores estrangeiros visitantes ou colaboradores remotos e buscará ampliar a visibilidade de seus Programas de Pós-Graduação (PPGs), promovendo o desenvolvimento de ações para formação/capacitação de docentes, pesquisadores e servidores técnico-administrativos em internacionalização da pós-graduação envolvida na Rede Capes-Global, além de outras ações envolvendo a proposta.

A participação ativa do IFG na Rede representa avanços institucionais relevantes e com foco na internacionalização. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Lorena Rosa, significa “um marco estratégico para o fortalecimento da política de internacionalização institucional, amplia o protagonismo da Instituição no cenário educacional brasileiro e internacional e consolida a pós-graduação com perspectivas de melhores avaliações”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Lorena Rosa, destaca a importância da Rede para o fortalecimento da política de internacionalização (foto: Widma Sandrelly)

 

Programa CAPES Global.edu
O Programa Redes para Internacionalização Institucional CAPES Global.edu tem como objetivo contribuir para o fortalecimento do protagonismo internacional do Brasil e consolidar sua posição como parceiro estratégico em iniciativas globais, além de promover a cooperação mútua, o diálogo intercultural e o desenvolvimento sustentável e fomentar a criação de redes entre instituições de ensino superior e de pesquisa do país, com foco na pesquisa e na pós-graduação.
 
Diretoria de Comunicação Social com informações da UFPE/Capes Global.edu

Fim do conteúdo da página