Inscrições para o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica começam nesta segunda,15
Curso é ofertado por 40 instituições ligadas à Rede Federal em todo o país
Estão abertas, no período de 15 de dezembro de 2026 a 15 de janeiro de 2026, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica para as turmas de 2026. O ingresso será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA) e o valor da inscrição é de R$160.
O Programa
O ProfEPT é um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, público, gratuito e oferecido por Instituições da Rede Federal em todo o país, sendo o Câmpus Anápolis a instituição que oferece o curso no âmbito do IFG.
O objetivo do curso é formar profissionais que pesquisem e desenvolvam soluções para melhorar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O curso é presencial, com atividades híbridas (online e presenciais), conforme normas da Capes.
Conteúdo
O curso tem duas linhas de pesquisa. Na inscrição, o candidato deve escolher apenas uma:
Linha 1 – Práticas Educativas na EPT: estuda métodos, práticas, currículos e estratégias de ensino, incluindo temas como Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, relações étnico-raciais e inclusão.
Linha 2 – Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na EPT: estuda como os espaços de ensino são organizados e como a história da EPT influencia essas práticas.
Funcionamento
O curso tem duração máxima de 24 meses e para concluir o curso o aluno deve desenvolver um produto educacional aplicado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e escrever e defender uma dissertação relacionada a esse produto. Além disso, deve enviar um artigo, capítulo ou trabalho completo para publicação em parceria com seu orientador ou orientadora.
Vagas
O edital oferta 769 vagas, distribuídas pelas Instituições Associadas.
Cada instituição reserva 30% a 50% das vagas para servidores da Rede Federal. No caso do IFG, são 20 vagas, sendo que dez delas são destinadas a servidores do Instituto.
Assim, as vagas podem ser para servidores da Rede Federal; Ampla concorrência e Cotas, (pessoas com deficiência, pretos, pardos e indígenas).
Quem pode participar
Todos os candidatos devem possuir diploma ou declaração de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC.
No caso específico dos servidores é necessário ser servidor ativo da Rede Federal (docente ou técnico-administrativo), mesmo em estágio probatório.
Já no que diz respeito à ampla concorrência, é preciso ter atuado em 2024 ou 2025, por pelo menos m semestre completo ou 80 horas comprovadas
em atividades ligadas à EPT, como ensino, gestão pedagógica, cursos técnicos e qualificação profissional.
Inscrições
As inscrições são feitas somente pela internet, no site: profept.ifes.edu.br
Para se inscrever, o candidato deve: 1)Preencher o formulário eletrônico; 2) Escolher a instituição, a linha de pesquisa e o tipo de vaga; 3)Preencher o campo “intenção de pesquisa” (até 1000 caracteres); 4) Enviar documentos pessoais; e 5) Pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 160.
Isenção da taxa
Pode pedir isenção da taxa de inscrição candidatos que estejam inscritos no CadÚnico e sejam membros de família de baixa renda. O pedido deve ser feito de acordo com o cronograma, no período de 15 a 19/12/25.
A prova
Os candidatos realizarão o Exame Nacional de Acesso (ENA), que consistirá em uma prova online, composta de 20 questões objetivas de múltipla escolha. Essa prova tratará de Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas (acesse aqui).
A prova usará monitoramento por câmera, microfone, gravação de tela e regras rígidas de segurança. A aprovação na seleção será com base apenas na prova e os resultados serão publicados no site do ProfEPT e no Sistema de Inscrições.
Mais informações, incluindo o Edital completo e o cronograma detalhado, estão disponíveis no site do ProfEPT.
Acesse o Edital.
Bibliografia ENA 2026 - Acesse o conteúdo aqui.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis


Redes Sociais